Iniciou no dia 1° de setembro e segue até o dia 31 de dezembro deste ano a Operação Paz, lançada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas. A Polícia Militar do Tocantins participa da operação, que foi desencadeada em todo Tocantins. Participam ainda da Operação, os Estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Roraima.
A Operação Paz visa concentrar esforços para a realização de ações de inteligência, investigação, repressão e prevenção às ocorrências de Mortes Violentas Intencionais, com o objetivo de diminuir esses índices. Durante a Operação serão realizadas ações integradas e coordenadas de inteligência, repressão e prevenção, por meio da atuação das Agências de Inteligência, Polícias Militares, Polícias Civis e Perícias Criminais.
As equipes de policiais vão executar a Operação em localidades identificadas como mais vulneráveis e suscetíveis à prática de crimes com mortes violentas intencionais, com a realização de blitzes, bloqueios e abordagens a pessoas e veículos suspeitos, visando sempre combater o trânsito ilegal de armas de fogo, drogas, munições, explosivos, pessoas com mandado de prisão em aberto, veículos furtados/roubados e atuação de criminosos.
Resultados parciais da Operação
A Polícia Militar prendeu dois homens, de 23 e 31 anos, e um menor foi apreendido por tráfico de drogas, na Quadra 603 Norte, em Palmas. A prisão aconteceu na segunda-feira, 04 de setembro.
Os policiais realizavam um bloqueio na Avenida LO-12, na Quadra 403 Norte, quando receberam informações de que alguns indivíduos estariam praticando tráfico de entorpecentes na Quadra 607 Norte.
Os policiais se deslocaram ao local informado, onde visualizaram os suspeitos. Durante a abordagem, o homem tentou fugir, mas foi contido pela equipe e durante a busca pessoal os policiais localizaram um invólucro contendo uma porção de 35 (trinta e cinco) gramas de substância análoga à maconha, R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) em espécie e um smartphone.
Nas proximidades daquela localidade, uma equipe do Pelotão de Trânsito e Apoio Motorizado (PTRAM) do 1º Batalhão (1° BPM) patrulhava pela Avenida LO 14, quando avistou dois indivíduos, sendo que um deles dispersou um invólucro azul.
Diante da situação suspeita, foi procedida à abordagem e busca pessoal, sendo localizada a embalagem que havia sido dispensada, com 47 (quarenta e sete) porções de substância análoga ao crack, pesando aproximadamente 10 (dez) gramas.
Em ambos os casos, os envolvidos foram conduzidos para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, sendo apresentados à autoridade policial e colocados à disposição da justiça, para os procedimentos legais cabíveis ao caso.
Revisão Textual: Luana Barros