As estatísticas revelam que o aborto foi a principal causa de morte em todo o mundo pelo quarto ano consecutivo, já que o número de abortos quase quadruplicou o número de mortes por doenças infecciosas em 2022.
Worldometer, um banco de dados que acompanha estatísticas sobre saúde, população global e outras métricas em tempo real, compila continuamente informações sobre o número de abortos em todo o mundo. O último relatório disponível do Worldometer de 2022, de 31 de dezembro pela ferramenta de arquivamento da Internet The Wayback Machine, mostra que mais de 44 milhões de abortos ocorreram no ano passado.
Leia: Ministras de Lula declaram corrida pró-aborto; pastores repudiam “assassinato de inocentes”
Embora o Worldometer cite um informativo da Organização Mundial da Saúde como fonte de suas estatísticas de aborto, a OMS afirma que “cerca de 73 milhões de abortos induzidos ocorrem no mundo todo a cada ano”. A organização global caracteriza o aborto como um serviço de saúde essencial.
A segunda principal causa de morte em 2022, identificada pelo Worldometer, foram as doenças transmissíveis, causando quase 13 milhões de vítimas. As mortes atribuídas a doenças infecciosas, bem como as mais de 8 milhões de mortes causadas por câncer, as aproximadamente 5 milhões de mortes causadas pelo tabagismo, as cerca de 2,5 milhões de mortes relacionadas ao álcool e as quase 2 milhões de mortes causadas pela AIDS este ano somam até menos do que o número de vidas perdidas para o aborto em 2022.
As principais causas adicionais de morte identificadas pelo Worldometer incluem mortes por acidentes de trânsito, que mataram mais de 1 milhão de vidas no ano passado, e suicídios, totalizando pouco mais de 1 milhão. Mais de 800.000 pessoas perderam a vida devido a doenças relacionadas à água no ano passado, meio milhão de pessoas morreram por causa da gripe sazonal, quase 400.000 pessoas morreram de malária e cerca de 300.000 mulheres morreram durante o parto.
As mortes causadas pela pandemia de coronavírus, que se tornaram objeto de muita atenção da mídia, foram medidas em 1.209.570 em um conjunto separado de estatísticas compiladas pelo Worldometer. O Worldometer identificou o número total de mortes em todo o mundo em 2022 como pouco mais de 67 milhões. Esse número não inclui o número de abortos, mas se incluísse, o número de mortes no mundo em 2022 ultrapassaria 100 milhões. A população mundial total no final de 2022 chegou a pouco mais de 8 bilhões.
O número de abortos realizados em 2022 constitui um ligeiro aumento em relação aos aproximadamente 44 milhões medidos em 2021. Quase 44 milhões de abortos foram realizados em 2020 e 42,4 milhões em 2019. Em todos esses anos, os abortos foram a principal causa de morte ao redor do mundo.
Com The Christian Post