Mesmo com o presidente solicitando a liberação das vias, a paralisação dos caminhoneiros será mantida até este domingo (12).
A declaração foi dada por Jair Bolsonaro durante live nesta quinta-feira (9) após conversa com representantes dos caminhoneiros em Brasília.
“Estive, hoje à tarde, com 12 pessoas. A maioria caminhoneiros. Vieram falar o que fazer. Eu falei: ‘Olha, para mim, vocês já fizeram uma coisa fantástica’. Ajudaram nesse movimento. Falaram [caminhoneiros] que vão manter o movimento até domingo, é um direito deles”;
O presidente destacou para o grupo as consequências que os atos trazem para a economia do país, mas entendeu o direito deles de se manifestarem.
“Vão suspender depois de domingo, não influencio nisso. Fui bem claro: se passar de domingo, ir para segunda, terça, a gente começa a ter problema seríssimo de abastecimento, aumenta a inflação, influencia a economia. Foi fantástico o que eles fizeram, por livre e espontânea vontade, gastando dinheiro do próprio bolso, o recado que eles deram é que nós devemos respeitar a Constituição”, continuou o presidente.
De acordo com o ministério da Infraestrutura, na tarde de ontem (9) 35% das interdições e manifestações já tinham sido reduzidas nos noves estados que fizeram paralisações.