A Capital Palmas soma mais seis casos positivos de Covid-19 e totaliza agora 62 diagnósticos confirmados. Foram contabilizados também 622 casos descartados e 1.697 notificações de síndromes gripais. Além disso, estão recuperadas 24 pessoas, conforme informações divulgadas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), que atualiza e divulga os dados sobre a pandemia diariamente no Boletim Epidemiológico.
Veja o Boletim completo.
O cenário sobre a pandemia também pode ser acompanhado no Painel Epidemiológico de Palmas. Clique neste link e acesse.
Perfil dos casos
Os perfis de gênero e faixa etária dos seis casos confirmados nesta quinta-feira, 30, são: 01 (um) homem com idade entre 20 e 29 anos; 01 (uma) mulher entre 20 e 29 anos; 02 (dois) homens entre 30 e 39 anos; 01 (um) homem entre 40 e 49 anos; 01 (uma) mulher entre 40 e 49 anos.
Estado de saúde
Dos 62 casos confirmados, 33 encontram-se em isolamento domiciliar e 24 estão recuperados. Três pessoas estão internadas em Palmas, duas delas em serviço hospitalar público e uma em hospital particular, sendo que todas apresentam quadro estável de saúde, segundo os boletins médicos divulgados nesta quinta-feira, dia 30. A Capital registrou dois óbitos por Covid-19 até o momento.
Formas de contágio
Quanto ao modo de contaminação, dos 62 casos positivos, 06 (seis) tiveram provável fonte de infecção na transmissão comunitária, 05 (cinco) contraíram o vírus no exterior, 14 em outros estados brasileiros, 28 foram infectados após contato com casos confirmados de Palmas e 08 (oito) estão em investigação epidemiológica. Há também uma pessoa que se contaminou com caso positivo de outro município do Tocantins.
Cenário no Brasil
De acordo com o Ministério da Saúde, até as 16h50 horas desta quinta-feira, 30, o Brasil somava 85.380 casos de Covid-19, com 5.901 óbitos, revelando o índice de letalidade de 6,9% dos casos confirmados. Nas últimas 24 horas foram registrados 435 óbitos no Brasil. Todos os estados brasileiros possuem casos confirmados e óbitos em decorrência da doença.
Palmas recebe mais 2.500 testes rápidos
O Laboratório Municipal de Palmas recebeu uma nova remessa com 2.500 testes rápidos para detecção do coronavírus (Covid-19), que estarão disponíveis a partir desta quinta-feira, 30. Parte do novo estoque foi doada pelo Ministério da Saúde e a outra parte adquirida pela Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus).
O Município já está fazendo os diagnósticos de Covid-19 com os primeiros 180 testes recebidos do Ministério da Saúde e com a chegada de mais exames ampliará a capacidade de testagem dos casos suspeitos de coronavírus.
A assessora médica e responsável pela regulação dos exames da Semus, Katarina Fonseca, explica que os testes rápidos funcionam como detectores de anticorpos da síndrome respiratória causada pelo novo coronavírus (Covid-19) nas amostras de sangue, soro ou plasma humano. “Os testes são feitos no Laboratório em suspeitos de Covid-19 e só funcionam em casos com sintomas a partir do sétimo dia”, ressalta.
A médica disse que esses casos suspeitos são primeiramente atendidos nos Centros de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos hospitais da rede privada de Palmas e são notificados como síndrome gripal. Em seguida, são repassados à Central de Regulação da Semus, onde é feita a avaliação e o agendamento dos exames no Laboratório Municipal”. A médica esclarece ainda que os resultados são informados e monitorados pela Vigilância Epidemiológica da Semus.