Aliança Evangélica Mundial (WEA), Aliança Evangélica Europeia (EEA) e Conselho de Igrejas Evangélicas Protestantes da Ucrânia (CEPCU) emitiram um comunicado conjunto condenando a invasão russa na Ucrânia e enfatizando que a solução para o conflito passa pela retirada imediata das tropas russas e pelo respeito às fronteiras ucranianas.
A declaração foi assinada na semana que marca um ano desde o início da mobilização militar russa na Ucrânia e precede uma cúpula que acontecerá na Polônia, reunindo líderes evangélicos de várias alianças, denominações e organizações de todo o mundo para fortalecer a resposta da comunidade evangélica global a crises significativas.
O comunicado afirma que a invasão russa é injustificada e não provocada, e as alegações de que o ataque foi necessário para proteger russos étnicos dentro da Ucrânia e para impedir que a Ucrânia ameaçasse a Rússia são falsas. As organizações evangélicas pedem a retirada imediata das tropas russas e oram para que os líderes mundiais encontrem soluções que construam uma paz duradoura.
A declaração também expressa solidariedade com os milhões de ucranianos afetados pela guerra e enfatiza o compromisso de “viver Cristo” em meio a todas as circunstâncias.