No artigo de hoje vamos falar sobre o IMEI que é o número de identificação do seu celular. Vamos explicar o que é, para que serve e como verificar o IMEI do seu aparelho. IMEI é a sigla em inglês para Identificação Internacional de Equipamento Móvel.
Antes de procurar na internet qualquer lugar onde comprar iPhone barato e seguro precisa entender o que é IMEI.
Esse número é único, exclusivo e cada aparelho tem um. No caso de celulares com dois chips são dois números. O número é uma sequência de 15 dígitos. Os primeiros seis dígitos servem para indicar o local onde o telefone foi criado e são denominados TAC.
Sobre os os dois números seguintes vai indicar quem é o fabricante e em seguida vai encontrar o número de série e um dígito verificador.
Porém, como verificar o número de IMEI do seu celular?
O jeito mais fácil é abrir o discador do seu aparelho e digitar * # 06, #. Na maioria dos aparelhos, logo em seguida vai aparecer o número do IMEI.
Se não aparecer é só apertar no botão de ligar para ele entender a ação. Outra forma de ver o número é atentar para o adesivo na caixa do aparelho, seja na parte externa ou interna. Os ZenFones costumam vir com um adesivo na parte de baixo da caixa e em adesivos avulsos dentro da caixa.
Em aparelhos com a parte traseira removível, pode haver um adesivo na bateria ou próximo do slot do cartão SIM. Inclusive é legal conferir se o número desses adesivos corresponde ao que aparece na tela do celular, quando você executa o comando explicado.
Se os números não coincidirem pode ser um indício de que o aparelho está irregular.
Mas para que serve o IMEI?
Agora que você já aprendeu como descobrir o seu, com esse número é possível verificar qualquer irregularidade envolvendo o aparelho.
Essa consulta pode ser feita facilmente no site da ANATEL. É importante fazer essa consulta principalmente se você for comprar um celular, usado. Assim você se certifica de que ele não foi roubado ou perdido por alguém.
Faça o boletim de ocorrência do celular roubado ou furtado
O IMEI também é necessário para caso você perca ou tenha seu celular roubado. No passado, o número era necessário para fazer o bloqueio do aparelho em caso de roubo, furto ou perda. Hoje já não é mais assim.
Para fazer, o bloqueio temporário é só ligar pra operadora e informar o número do aparelho. Esse bloqueio temporário dura 48 horas. E para fazer, o bloqueio permanente tem que provar que você é dono do celular apresentando nota fiscal ou boletim de ocorrência.
Se você for registrar um boletim de ocorrência, é importante ter o número do IMEI. Essa informação vai facilitar o contato da polícia com a sua operadora do celular durante o processo de investigação do roubo ou furto. Então guarde, o número sempre com, você para caso aconteça algum imprevisto como esse.
Caso tenha restado alguma dúvida sobre o número do IMEI é só perguntar nos comentários abaixo.