Nos últimos anos o número de brasileiros com acesso à internet e a novas programações aumentou de forma expressiva. Isso possibilitou que uma série de novos esportes crescessem no país do futebol, com destaque especial para modalidades como o basquete, o poker e o vôlei.
Número de fãs de basquete cresce a cada ano
Um dos maiores esportes dos Estados Unidos, o basquete da National Basketball Association (NBA) tem conquistado cada vez mais fãs brasileiros ao longo da última década.
Segundo dados divulgados pela pesquisa Ranking dos Esportes do IBOPE Repucom, apenas de janeiro a maio de 2019 o esporte foi responsável por impressionantes 365 horas de transmissão quando somadas a televisão aberta e a fechada, ocupando a terceira colocação em relação a todos as modalidades transmitidas.
O número de fãs da NBA não para de crescer em território nacional desde 2015 e a tendência de aumento constante atingiu uma marca histórica em 2019, quando a transmissão da final da NBA foi responsável por mais de 11,8 milhões de impressões e expressivos 32 mil comentários na plataforma Twitter.
Vale mencionar que a principal emoção atrelada a transmissão da partida foi a admiração, de modo que os brasileiros cada vez mais estão se rendendo ao alto potencial emotivo das partidas da NBA, fato que pode ser visto até mesmo com o grande número de brasileiros que assistiram o recém-lançado documentário “O Arremesso Final” do inesquecível jogador de basquete Michael Jordan.
Outro dado significativo apontado pelo IBOPE Repucom é o fato de que o basquete é acompanhado por mais de 40 milhões de brasileiros com acesso à internet, um número que chama atenção por qualquer ângulo que se observe.
Poker é outro esporte que conta com cada vez mais torcedores
Com uma história de origem atrelada aos Estados Unidos que passa do As-Nas ao Texas Hold’em, o poker evoluiu muito nas últimas décadas e é outra modalidade tem conquistado cada vez mais brasileiros.
Além do crescimento de competições nacionais como a Brazilian Series of Poker (BSOP), que já está consagrado no cenário internacional como uma das maiores competições do mundo, outros motivos que fizeram o poker, com destaque para a versão online da modalidade, crescer em território nacional nos últimos anos foi o aceso à internet.
Se antigamente para jogar uma partida era necessário encontrar amigos e se reunir em um local como um clube, atualmente é possível disputar partidas e até mesmo torneios de grande renome com uma simples conexão com a internet – sendo possível até mesmo utilizar um app no smartphone para jogar a qualquer momento.
Segundo o site norte-americano Poker Industry Pro, o número de entusiastas do chamado esporte das cartas tem crescido ano após ano e 2020 registrou alguns dos melhores números da história.
Apenas em janeiro de 2020 o número total de mesas digitais cresceu mais de 150% e no mesmo período o número de jogadores simultâneos chegou a mais de 40 mil, que representou um recorde em relação aos últimos cinco anos.
Atualmente o Brasil conta com mais de 10 milhões de fãs da modalidade, o que representa cerca de 10% do total da comunidade internacional e coloca o Brasil em uma posição de destaque atrás apenas de gigantes como os Estados Unidos.
Photo by Pexels
Vôlei também cresceu de forma acelerada no Brasil
Além do basquete e do poker, o terceiro esporte que registrou um crescimento expressivo no Brasil é o vôlei. Existem diversos motivos para isso, mas os dos principais são as boas fases da seleção masculina e feminina e especialmente o sucesso comercial do mangá e animação “Haikyuu!!”.
História em quadrinhos japonesa criada por Haruichi Furudate em 2012, “Haikyuu!!” atingiu mais de 50 milhões de cópias em circulação durante a última década, conquistou o público nacional e conta até mesmo com fãs na seleção brasileira, com destaque para o oposto Alan Souza.
Na esteira de clássicos como a animação de futebol “Super Campeões”, que costumava ser transmitido no Brasil nos anos 90 e contava a jornada do atacante Tsubasa, “Haikyuu!!” apresentou o esporte de uma forma orgânica para toda uma nova geração e permitiu que o número de fãs crescesse de forma exponencial pelo país.
Vale mencionar que a relação de “Haikyuu!!” com o Brasil é uma mão de duas vias e em diversos episódios da animação há frases do lendário ex-técnico Bernardinho. Além disso, Furudate visitou o Brasil em 2019 e conversou com os craques nacionais Evandro Gonçalves e Bruno Schmidt, assim como Fernanda Berti e Bárbara Seixas para tornar suas criações ainda mais realistas.
O último ponto que ajudou o vôlei a conquistar ainda mais fãs por aqui foi os Jogos Olímpicos, o qual registrou diversos aumentos de audiência após os jogos da seleção feminina e masculina.
Muito espaço para outros esportes
É um fato que o Brasil sempre será conhecido como o país do futebol, mas a nação conta com dimensões continentais capazes de abarcar diversos outros esportes, de forma que nos próximos anos muitas outras modalidades além do basquete, poker e vôlei também podem conquistar cada vez mais espaço.