O escritor e conferencista pastor Altair Germano, Presidente do Conselho de Doutrina da Assembleia de Deus em Abreu e Lima (IEADALPE), traz um novo livro para a comunidade cristã e neste trata do ministério pastoral na história da Igreja.
O livro Ministério Pastoral na História da Igreja parte de uma pesquisa e estudo no Novo Testamento, onde o ministério pastoral é exercido inicialmente pelos apóstolos, e posteriormente por bispos ou presbíteros por eles constituídos.
Em seguida, a pesquisa se debruça sobre os Escritos dos Pais da Igreja, dentre eles, Irineu de Lião, Clemente de Roma, Inácio de Antioquia, Cipriano de Cartago, Eusébio de Cesaréia, João Crisóstomo e Agostinho de Hipona.
Da Idade Média destaca os escritos de Gregório Magno, do teólogo escolástico Tomás de Aquino, de John Wycliffe e John Huss.
Da época da Reforma analisa as contribuições de Erasmo de Roterdan, Martinho Lutero, João Calvino, Martin Bucer e Filipe Melanchthon.
Passa-se então aos puritanos Richard Baxter e John Owen, e depois a John Wesley e Charles Spurgeon.
Os principais documentos Conciliares e Oficiais (ecumênicos, católicos e protestantes), Confissões e Declarações de Fé das diversas tradições cristãs, e de obras mais recentes sobre o tema aqui abordado, foram também objeto de pesquisa.
Em razão disso, a presente obra é farta em citações diretas de traduções das fontes primárias para a língua portuguesa, inglesa e italiana, dando assim ao leitor a oportunidade de conhecer na íntegra diversos textos que saíram das mãos daqueles que tanto contribuíram para o registro histórico, e para a produção da teologia pastoral ou ministerial.
O livro é publicado pela Editora Palavra Fiel.