O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, está fazendo uma série de visitas para vistoriar as obras de infraestrutura dos setores Sonhos Dourados, Alaska, Jardim América e da Vila Bandinha, região entre os setores São João e Coimbra, além da construção de pontes de concreto na zona rural, sendo no Povoado Água Amarela e na Avenida Frimar.
Os serviços recém iniciados na cidade totalizam quase 70 mil metros quadrados de pavimentação em asfalto usinado e incluem a implantação do sistema de drenagem da água das chuvas.
O objetivo das visitas tem sido verificar o andamento das obras que seguem avançando pelos setores em várias frentes de trabalho. De acordo com o prefeito Wagner Rodrigues, esta etapa inicial, apesar de trazer algum incômodo pela interdição de ruas, é de extrema importância para a qualidade da obra.
“O sistema de drenagem é extremamente importante para a eficiência de toda a infraestrutura urbana, ele vai captar a água das chuvas, evitando os alagamentos, além de preservar a integridade do asfalto. As obras estão caminhando rapidamente e logo a população desses setores será beneficiada também”, afirma o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.
Sonhos Dourados
Só no Parque Sonhos Dourados, a Prefeitura de Araguaína irá executar mais de 7 quilômetros de pavimentação com asfalto usinado, quase 3 quilômetros de tubulações para a drenagem pluvial e ainda 18.560 m² de calçadas com acessibilidade.
A obra também contempla a construção de uma lagoa de detenção no setor Jardim dos Ipês com mais de 29.000 metros cúbicos, que deverá contribuir com o trabalho de drenagem da água da chuva, com capacidade de receber mais de 5.300 litros de água por segundo.
Em toda a cidade
A vistoria também seguiu até a obra de canalização da travessia sobre o córrego Baixa Funda que dá acesso ao setor Tiúba. O sistema que utiliza mais de 40 aduelas de concreto faz parte da primeira etapa da obra de canalização e urbanização dos córregos Baixa Funda e Tiúba, fundamentais para acabar com as erosões dos cursos d’água e com o desassoreamento do Lago Azul.
Toda a canalização terá aproximadamente 2,8 km de extensão, iniciando na Avenida Filadélfia e finalizando no Lago Azul, e está orçada em cerca de R$ 96 milhões. Atualmente, Araguaína conta com mais de 30 obras e serviços de engenharia contratados, como a limpeza e implantação de novos sistemas de drenagem da água das chuvas, recuperação de nascentes e canalização de córregos, construção de novas avenidas, calçadas com acessibilidade e pavimentação de bairros, como os setores Sonhos Dourados, Alaska, Vila Bandinha, Nova Araguaína e Morada do Sol.