O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, esteve, no último dia 26, na sede do TCE-TO (Tribunal de Contas do Estado do Tocantins), em Palmas, participando dos debates e eventos do atendimento “Lugar de Criança é no Orçamento Público”. Durante todo o dia e até quarta-feira, 28 de junho, conselheiros e técnicos da Corte estão auxiliando os gestores e suas equipes na alteração do orçamento público para que sejam implementadas políticas que atendam às crianças de zero a seis anos de idade.
“Nós, em Araguaína, vamos continuar todas as ações em prol do desenvolvimento e do cuidado da primeira infância. Sabemos da nossa responsabilidade com quem está iniciando a vida e, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, vamos manter todas as ações e investimentos para esse público”, garantiu Wagner.
O prefeito elogiou a iniciativa do TCE, sobretudo porque ela não se trata de uma cobrança, mas, sim, de uma parceria. “Os senhores estão agindo como verdadeiros conselheiros, colocando em prática o nome de vossos cargos”, ressaltou Wagner. Durante as conversas, os membros do TCE se comprometeram a ajudar os municípios a formarem consórcios intermunicipais que podem fortalecer as regiões do Estado, inclusive com a elaboração de projetos para obtenção de recursos específicos.
Trabalho conjunto
O presidente do TCE, conselheiro André Matos, assegurou que a instituição será uma parceira dos municípios. Outros conselheiros também falaram no mesmo sentido e se comprometeram a disponibilizar todo o corpo técnico do tribunal nesse trabalho.
“Essa postura do Tribunal de Contas só vem a agregar. Hoje os municípios estão em grande dificuldade financeira. As prefeituras de cidades de estados com a economia baseada na agropecuária, como o nosso, vêm sofrendo com redução de ICMS e até do Fundo de Participação do Municípios por causa da grande queda nos preços das commodities. Isso faz circular menos dinheiro. Além disso, temos problemas de falta de repasses ou repasses muito aquém dos necessários por parte dos governos para os municípios”, detalhou o prefeito.