Na última semana, o pastor Ciro Sanches Zibordi gerou intensos debates nas redes sociais ao questionar as diferenças nas abordagens de pregação entre os pentecostais, especialmente os assembleianos, e os reformados, como os presbiterianos. Em uma postagem polêmica, Zibordi elogiou a forma como os presbiterianos têm abordado a pregação recentemente, criticando a falta de profundidade e exposição bíblica nas práticas pentecostais.
“Não sou adepto do calvinismo, cessacionismo e amilenismo. Sou pentecostal e me considero um ‘assembleiano raiz’. No entanto, a forma como meus irmãos presbiterianos lidam com a pregação, lendo e explicando as Escrituras, é melhor do que o que tenho visto ultimamente em minha denominação”, escreveu Zibordi.
Essa afirmação provocativa gerou uma onda de reações, incluindo críticas de figuras proeminentes do cenário pentecostal. O cantor e pastor Silva Santos rotulou Zibordi como um “predador de ministérios alheios”, enquanto o pastor Altair Germano comentou que “todas as igrejas têm problemas com a pregação”, indicando que o desafio não é exclusivo de uma denominação específica.
Por outro lado, o pastor Daniel Vieira adotou uma postura mais incisiva, criticando recentemente os presbiterianos ao afirmar que, com seus doutores, estão definhando, enquanto a Assembleia de Deus, com seus leigos, continua a crescer.
Internautas que acompanham o JM Notícia também participaram do debate. Pastores e membros expressaram suas opiniões variadas. Alguns enfatizaram a necessidade de uma abordagem equilibrada, enfocando a leitura, explicação e aplicação das Escrituras, enquanto outros destacaram a importância da salvação de almas acima de qualquer abordagem específica.
Confira os comentários:
- “E as igrejas presbiterianas têm muita exposição bíblica em suas mensagens, mas principalmente possuem muita arrogância por se considerarem os únicos iluminados acerca da revelação bíblica.”
- “O que está faltando em nosso meio é ler o texto, explicar o texto e aplicar o texto.”
- “A AD é a igreja que mais cresce em todo o mundo, é a que mais ganha almas para o reino de Deus, e independente desse questionamento, vamos todos subir.”
- Sou da Assembleia de Deus, mas concordo 100% com o pastor Ciro, a assembleia de Deus está mais focada em movimento barulho. Mas nada de expor a palavra de Deus como ela é.
- Infelizmente muitos de nossos obreiros não sabem o que é um sermão expositivo.
- Lá não existe o poder de Deus só intelectuais , que não estão preocupados com a pregação do evangelho aos pecadores , mas em uma teologia vazia que só visa o conhecimento acadêmico, doutores que definham é a melhor definição!
- “É uma verdade. Sou pastor e sou pentecostal. Vejo muitos pastores lerem alguns versículos e, na hora de ministrar dentro do tema, viram testemunhar e fazer de tudo, menos pregar a palavra. Vira mais barulhos, querendo fazer avivamento. Não tem como o avivamento só vir através da palavra, porque ela liberta, cura, transforma. Barulhos e gritos não são avivamento, são apenas movimento. Não edifica. Infelizmente, o que se vê é isso e adivinhação de identidade, placa de carro, dente de ouro. Fico assustado com o que está acontecendo nas igrejas pentecostais. Não se vê a salvação de almas e muitos estão sendo enganados pelos falsos profetas. Crente que não lê a Bíblia e não ora é fácil de ser enganado.”