Após viajar para 12 países, incluindo o Brasil, a jornalista Ellen Hardy chegou à conclusão de que o pentecostalismo está “tomando o mundo”, convertendo cerca de 35 mil pessoas todos os dias.
As experiências de Hardy visualizou durante suas viagens estão relatadas no livro “Além da crença: como o cristianismo pentecostal está dominando o mundo”, ainda sem versão em português.
A jornalista relata que as pessoas sabem muito pouco sobre como a fé se tornou popular em diferentes regiões do mundo e tenta mostrar porque o movimento pentecostal é tão importante para muitas sociedades.
Atualmente, cerca de 600 milhões de pessoas são pentecostais no mundo, número que pode chegar a 1 bilhão em 2050, nas estimativas de Ellen Hardy.
Outro dado levantado pela profissional de imprensa é que muitas pessoas chegam nas igrejas pentecostais em situação de pobreza, vivendo ciclos de violência ou dependência química e que essas pessoas têm maior probabilidade de escapar dessas situações ao ingressarem em uma igreja evangélica.
O estudo também descobriu que “crises econômicas leva a conversões religiosas ao pentecostalismo de outras denominações cristãs”.