Partiu para o Senhor o renomado professor e estudioso do Novo Testamento Gordon Fee. Ele faleceu na terça-feira em Nova York aos 88 anos.
Ele foi um teólogo pentecostal arminiano, conservador e estudioso do Novo Testamento, e também ministro ordenado da Assembleia de Deus nos EUA. Ele teve inúmeras obras traduzidas pela CPAD e outras editoras no Brasil.
“Ontem, meu pai, Gordon Fee, morreu. Ele tinha 88 anos e vivia com Alzheimer há cerca de 15 anos”, escreveu seu filho Benjamin no Facebook na tarde de quarta-feira. “Fomos abençoados que, apesar dessa terrível doença, ele pudesse viver em sua própria casa e pudesse nos reconhecer e se comunicar conosco a maior parte do tempo. Ele era uma voz internacionalmente reconhecida e influente no mundo acadêmico da crítica textual bíblica, entre muitas outras coisas.”
Vida e Obra
Fee, que foi um ministro ordenado das Assembléias de Deus (EUA), ensinou em várias escolas cristãs, incluindo Wheaton College, Vanguard University of Southern California e Gordon-Conwell Seminary. Mais tarde, ele se mudou para Vancouver, British Columbia, onde ensinou o Novo Testamento na Regent College de 1986 a 2002. Ele foi então nomeado Professor Emérito e ensinou na Regent como instrutor de sessão até 2009.
O Regent College publicou um comunicado na quarta-feira anunciando a morte de Fee.
“Gordon trouxe um notável estoque de intelecto e preocupação pastoral para os estudos do Novo Testamento e seu ensino”, diz a declaração em parte. “Ele era frequentemente citado dizendo: ‘A preocupação do estudioso é principalmente com o que o texto significa; a preocupação do leigo geralmente é com o que isso significa. O erudito crente insiste que devemos ter ambos.’”
Fee escreveu ainda comentários do Novo Testamento sobre 1 e 2 Timóteo, 1 Coríntios, 1 e 2 Tessalonicenses e Apocalipse.
Em 1990, Fee sucedeu ao reverenciado FF Bruce como editor da série New International Commentaries, cargo que ocupou até 2012, após ser diagnosticado com a doença de Alzheimer.
Fee nasceu em Ashland, Oregon, em 1934. Seu pai era um pastor da Assembleia de Deus e um carpinteiro habilidoso. Ele se formou com BA e MA pela Seattle Pacific University e Ph.D. da Universidade do Sul da Califórnia.
De acordo com o Charisma News , sua esposa, Maudine, morreu em 2014. Ele deixa três filhos adultos, treze netos e dois bisnetos.