No final da tarde deste sábado, 30 de setembro, a praça Santo Antônio, localizada em frente ao prédio da Prefeitura de Gurupi, na Rua 1, estava agitada com a movimentação de centenas de cristãos que se reuniram para participar da Marcha para Jesus, um dos maiores eventos gospel do município. A fanfarra animada começou a tocar por volta das 17h, enquanto os participantes se concentravam para dar início à caminhada.
Organizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e pela Aliança dos Evangélicos de Gurupi (AMEG), o evento teve início às 15h30 com a concentração, e às 17h30 os trios elétricos e a multidão começaram a percorrer a Avenida Goiás em direção ao Shopping Araguaia. A cantora Mylla Karvalho animava os milhares de participantes durante todo o trajeto, enquanto em alguns pontos da avenida, pastores e participantes da Marcha interrompiam a música para orar pelos habitantes de Gurupi, pelos comerciantes e pelas autoridades locais.
Apesar do calor, a comunidade evangélica permaneceu empolgada durante toda a caminhada. A prefeita Josi Nunes marcou presença no evento e enfatizou a importância da Marcha para a cidade, destacando que o evento não apenas impulsiona o turismo religioso, mas também beneficia a economia local, atraindo pessoas de toda a região. Ela ressaltou que a Marcha para Jesus representa a presença de Deus em Gurupi e é um momento de união, respeito e amor.
Pessoas de todas as idades participaram da Marcha, desde crianças até idosos, todos unidos pelo desejo de manifestar sua fé em Jesus. A aposentada Deonice Lindolfo da Silveira, de 72 anos, que participa do evento desde sua primeira edição, expressou sua felicidade em participar mais uma vez, enfatizando que a Marcha é uma oportunidade de mostrar a fé e o amor grandioso de Deus.
O vereador Ivanilson Marinho, responsável pelo Projeto de Lei que instituiu a data comemorativa da Marcha em Gurupi, agradeceu o apoio da prefeita e comentou sobre o tema deste ano, que visa conscientizar sobre o papel da igreja na liberdade religiosa e de expressão, baseada nos ensinamentos da Bíblia Sagrada.
Além do significado espiritual, a Marcha para Jesus também teve um impacto positivo na economia da cidade, com a produção de camisetas pelas congregações locais e o comércio de alimentos e bebidas por vendedores autônomos. O evento também gerou movimentação no Shopping Araguaia, antes e depois dos shows que marcaram o fim da caminhada.
O encerramento da Marcha para Jesus aconteceu no pátio do Shopping Araguaia, com um show e ministração do pastor Hugo Leme, seguido pelo show de Jefferson e Suellen. O presidente da AMEG, Pastor Ezio Paulo, expressou sua gratidão pelo sucesso do evento, destacando o aumento no número de participantes em relação ao ano anterior.
“ Foi um sucesso total em todos os aspectos, tivemos um maior número de pessoas do que o ano passado, estimamos quase 20 mil pessoas nesta edição, um engajamento maior de pastores das igrejas, tivemos a continuidade da parceria com a Prefeita Josi Nunes. Inclusive falamos com o empresário das bandas que tocam nas marchas pelo estado e ele me afirmou que a maior Marcha que ele participa é a nossa aqui da cidade de Gurupi, então estamos muito gratos a todos que participaram e nos apoiaram”, agradeceu o presidente da AMEG.
Diversas autoridades de Gurupi e do estado prestigiaram o evento, incluindo o vice-governador Laurez Moreira, deputados estaduais e federais, vereadores e secretários municipais.
Marcha Para Jesus
A Marcha para Jesus é um evento pacífico que reúne igrejas cristãs do país e do mundo e é aberto à participação de toda a população. “A Marcha representa a união das pessoas, a comunhão de todos que acreditam em Jesus Cristo. Ele é o nosso resgatador, pois deu sua vida por nós na cruz. Saímos às ruas marchar e honrar essa entrega, expressando nossa fé”, afirma o apóstolo Estevam Hernandes, presidente do evento no Brasil
Com informações Prefeitura de Gurupi / Foto Lino Vargas