Mais de 4.000 congregações deixaram a covenção da Igreja Metodista Unida nos EUA este ano devido a divergências sobre a posição do órgão sobre questões LGBT, de acordo com novos dados que também mostram que um quinto das igrejas deixou a denominação desde o início da controvérsia.
Os novos dados, compilados pelo United Methodist News Service e recentemente destacados pelo USA Today , mostram que 4.172 partiram este ano – mais que o dobro do número de 2022 (1.518).
No total, 6.182 congregações Metodistas Unidas votaram para deixar a denominação, um número que representa um quinto de todas as igrejas da UMC.
Muitos deles estão se juntando à Igreja Metodista Global, uma nova convenção da denominação, lançada em 2022 por metodistas conservadores. Um artigo de junho no site oficial da Igreja Metodista Global disse que quase 3.000 igrejas se juntaram.
O Livro de Doutrinas e Disciplina da Igreja Metodista Global define o casamento como a união de um homem e uma mulher.
“Acreditamos que a sexualidade humana é um dom de Deus que deve ser afirmado conforme é exercido dentro da aliança legal e espiritual de um casamento amoroso e monogâmico entre um homem e uma mulher”, diz o livro.
Sobre sexualidade e gênero, o livro diz: “Embora afirmando uma visão bíblica de sexualidade e gênero, damos as boas-vindas a todos para experimentar a graça redentora de Jesus e estamos comprometidos em ser um lugar seguro de refúgio, hospitalidade e cura para qualquer um que possa ter experimentaram quebrantamento em suas vidas sexuais ( Gênesis 1:27 , Gênesis 2:24 , 1 Coríntios 6:9-20 ).”
Embora a Igreja Metodista Global ainda não tenha realizado sua primeira Conferência Geral, seu site diz que está nos estágios iniciais de planejamento.
“Durante um período de transição de 12 a 18 meses, as igrejas locais e conferências anuais em todos os lugares, e conferências centrais na África, Europa, Eurásia e Filipinas terão a oportunidade de ingressar na Igreja Metodista Global”, diz o site. “Assim que as igrejas e conferências locais tomarem suas decisões, o Conselho de Liderança Transitória distribuirá os delegados de acordo e os convidará para a Conferência Geral de convocação da Igreja Metodista Global.”
A nova denominação diz que está “fundamentada nas Escrituras e nas confissões vivificantes da fé cristã encontradas nos Credos dos Apóstolos e Nicenos”.