Na próxima quarta-feira (8), será lembrado o segundo aniversário das manifestações que resultaram em danos ao patrimônio público em Brasília. A data será marcada por uma programação especial no Palácio do Planalto, com destaque para a devolução de 21 obras de arte restauradas e um abraço simbólico à democracia, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
As atividades começam às 9h30, com a entrega das peças restauradas, incluindo um relógio do século 17, presente da Corte Francesa a Dom João VI. O relógio, danificado durante os atos, foi restaurado na Suíça sem custos para o governo brasileiro e se tornou um símbolo da recuperação do patrimônio histórico.
Além do relógio, outras obras significativas foram recuperadas por especialistas no Palácio da Alvorada. Entre elas está a tela As Mulatas, de Di Cavalcanti, que será recolocada no Salão Nobre do Palácio do Planalto. O momento será marcado por uma cerimônia especial, com a presença de estudantes do Projeto de Educação Patrimonial, que entregarão réplicas da obra ao presidente Lula.
Durante o evento, representantes dos Três Poderes descerão juntos a rampa do Palácio do Planalto para um abraço simbólico à democracia. A cerimônia também terá a presença de entidades da sociedade civil, grupos religiosos, sindicatos e cidadãos previamente cadastrados.