O Fundo Municipal de Assistência Social de Lagoa da Confusão, localizado no estado do Tocantins, chamou a atenção e tem sido objeto de questionamentos devido ao alto valor destinado à contratação de uma empresa especializada em coffee break e serviços de buffet para os eventos promovidos pelos Fundos Municipais de Assistência Social, Educaçãdo e Saúde. A prefeitura é comandada pelo prefeito Thiago Soares Carlos, que está em seu primeiro mandato.
O processo licitatório número 1391/2023, que ocorrerá por meio de pregão presencial no dia 14 de julho de 2023, revela que a quantia destinada para a contratação é de R$ 574.500,00 aproximadamente. A cifra exorbitante tem gerado questionamentos sobre a prioridade dada a esse tipo de serviço em detrimento de outras necessidades mais urgentes da comunidade do município tocantinense que atualmente conta com pouco mais de 13 mil habitantes.
Na justificativa para o gasto, o Fundo Municipal de Assistência Social de Lagoa da Confusão alega a falta de equipamentos e de uma equipe capacitada para a realização dos eventos.
“A contratação de uma empresa com esse valor exorbitante poderia ser evitada, deveria optar por alternativas mais econômicas e viáveis, como a formação de equipes locais e a utilização de recursos internos”, argumentou um líder local crítico do “investimento”.
A justificativa de que a contratação trará uma suposta melhoria na qualidade dos eventos é contestada também, uma vez que alguns questionam se a quantia gasta com coffee break e buffet não seria mais bem empregada em áreas como saúde, educação ou assistência social.
Os eventos mencionados, de acordo com o Termo de Referência, são encontros com idosos, ações voltadas para mulheres, palestras educativas, reuniões do Conselho Municipal de Educação, entres outros.
Confira o edital da licitação: