A paz do Senhor Jesus. Na lição de número 02 estudaremos o tema Sal da Terra, Luz do Mundo onde refletiremos acerca da igreja influenciando a sociedade. Sabemos que temos um papel no mundo e precisamos entender esse papel.
Nesta lição, enfatizaremos o papel de “sal e luz” que o cristã o deve ter no Mundo. Não basta denominar-se ser cristão, mas sim fazer a diferença no lugar onde vivemos. Por isso, tomaremos duas metáforas pelas quais Jesus ensinou a respeito da relevância de seus discípulos no mundo: o sal e a luz.
Para o vídeo de subsídio de hoje entenderemos o que Jesus quis dizer chamando seus discípulos de sal e luz.
Antes de iniciar peço também que não esqueça de se inscrever no canal e deixar sua curtida, pois é muito importante para nosso trabalho.
Vamos então ao assunto desta abençoada lição.
https://youtu.be/I3MK-uP1Els
O que Jesus quis dizer com “Sal e Luz”?
Jesus disse que somos “o sal da terra” e “a luz do mundo “ Ser sal e luz não é opcional. Jesus não disse que você pode ser… ou você tem potencial para ser … Ele disse que você é todo aquele que confiou em Cristo para a salvação e nasceu de novo é o sal da terra e a luz do mundo.
Sal da terra
O valor do sal, especialmente no mundo antigo, não pode ser subestimado. Os soldados romanos recebiam seus salários em sal. Os gregos consideravam o sal divino. A Lei mosaica exigia que todas as ofertas apresentadas pelos israelitas contivessem sal. (Lev. 2:13) Quando Jesus disse aos seus discípulos que eles eram “o sal da terra”, conforme registrado em Mateus 5:13, eles entenderam a metáfora. Embora a importância universal do sal não seja tão evidente em nosso mundo moderno, o mandato que Jesus deu aos seus primeiros discípulos ainda é relevante e aplicável aos Seus seguidores hoje.
Quais são as características do sal que levaram o Senhor a usá-lo neste contexto? Os teólogos têm teorias diferentes sobre o significado de “sal” em Mateus 5:13. Alguns pensam que sua brancura representa a pureza do crente justificado. Outros dizem que as propriedades aromatizantes do sal implicam que os cristãos devem adicionar sabor divino ao mundo. Outros ainda acreditam que os cristãos devem agir no mundo com repreensão e julgamento como o sal pica uma ferida aberta. Outro grupo afirma que, como sal, os cristãos devem criar uma sede de Cristo. O sal, no entanto, tem outro propósito vital que provavelmente é o que o Senhor tinha em mente – ele interrompe a decomposição. Quando Jesus disse: “Vós sois o sal da terra”, Ele quis dizer que todos os Seus discípulos deveriam servir como conservantes, parando a decadência moral em nosso mundo infectado pelo pecado.
Aqueles primeiros discípulos estariam intimamente familiarizados com esta função do sal. Sem refrigeração, os peixes que eles pegavam estragavam e apodreciam rapidamente, a menos que fossem embalados em sal. Uma vez salgado, o peixe pode ser armazenado com segurança e usado quando necessário. A saúde espiritual e a força do cristão são para combater a corrupção que há no mundo. Os cristãos, como o sal, devem inibir o poder do pecado de destruir vidas. Isso, por sua vez, cria oportunidade para o evangelho ser proclamado e recebido.
Recebemos o maravilhoso privilégio de ser o sal da terra, mas Jesus nos deu um aviso. A segunda metade de Mateus 5:13 afirma: “Mas, se o sal perder o sabor, como se restaurará a salinidade? Não serve mais para nada, a não ser para ser jogado fora e pisado pelos homens”. Quando o sal é contaminado, torna-se corrosivo e venenoso. O sal contaminado não pode nem ser usado como fertilizante no campo, por isso tem que ser jogado na estrada. Se permitimos que a desobediência, o descuido e a indiferença governem nossas vidas, nos tornamos sal contaminado e perdemos nossa salinidade. Precisamos confessar nosso pecado e deixar que o Senhor nos restaure ao propósito para o qual fomos chamados.
Luz do mundo
Em Mateus 5:14, Jesus diz aos Seus discípulos: “Vós sois a luz do mundo”. Como “sal”, o cristão deve neutralizar o poder do pecado. Como “luz” devemos iluminar ou tornar visível. Nossas vidas devem ser um testemunho contínuo da realidade da presença de Cristo em nossas vidas. Quando adoramos a Deus com corações puros, quando amamos os outros como a nós mesmos e quando fazemos o bem sem nos cansar, somos luzes brilhando. É importante, porém, saber que não é a nossa luz, mas o reflexo da Luz do mundo, o próprio Jesus Cristo, que as pessoas verão em nós.
Em Filipenses 2:15, o apóstolo Paulo diz: “Crentes, vocês devem brilhar como luz no mundo”. A palavra grega usada aqui é muito semelhante à palavra para o farol que um farol emite. Esse farol é brilhante e inconfundível em seu propósito. Ele avisa do perigo. Ele direciona para porto seguro. Fornece esperança para aqueles que perderam a esperança. Todos os dias estamos cercados por pessoas tateando na escuridão, separadas do Deus que as ama. Deus usa Seus filhos, como faróis de um farol, para mostrar o caminho para Ele.
Conclusão
Ou somos “sal” e “luz” pela graça de Deus, ou estamos desobedecendo voluntariamente Aquele que nos salvou para um momento como este. Se estamos sendo “sal” e “luz”, podemos esperar frutos de nossa fidelidade. Se não estamos sendo sal e luz, então este um momento perfeito para se arrepender e deixar que Deus tenha o seu melhor para Sua glória. Esta é a nossa comissão e em Sua força vivenciaremos esta realidade.
DESCRIÇÃO
DINÂMICAS
Temos dinâmica da Palavra Cruzada e você pode baixar clicando nos links abaixo:
Palavra Cruzada em branco: https://bit.ly/3LPoiZ0
Palavra Cruzada respondida: https://bit.ly/3NQzAxM
Agora é só imprimir e levar para a sala de aula. Seus alunos vão amar e vai servir como um bom ponto de contato para o início de sua aula.
O CANAL
Eu sou Sergiano Reis e te convido a estudar comigo esta bela aula sobre a inerrância da Bíblia – A Palavra de Deus.
Dicas e sugestões? Via e-mail sergianoreis@gmail.com
#saldaterraluzdomundo #escoladominical #lição02
Gomes. Osiel,. Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo. Editora CPAD. 1ª edição: 2022. pag. 15-21.