Nesta quarta-feira, 1 de março, a Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) divulgou o ranking dos municípios tocantinenses que têm os processos mais rápidos para abrir uma empresa no estado. A lista se baseia no tempo médio que cada cidade leva para realizar a consulta prévia de localização, um procedimento que verifica se o endereço informado para o empreendimento está correto e se as atividades são autorizadas a funcionar no local escolhido.
A Jucetins compilou os dados do último trimestre de 2022 e identificou os 15 municípios com as melhores médias de tempo entre outubro e dezembro. Araguaína ficou em primeiro lugar, com um tempo médio de 5 minutos, 31 segundos e 35 centésimos. Em segundo lugar está Gurupi, com 11 minutos, 3 segundos e 31 centésimos, seguido por Miracema do Tocantins em terceiro lugar, com 14 minutos, 20 segundos e 50 centésimos.
É importante ressaltar que a consulta prévia de localização é realizada pelas prefeituras, não pela Jucetins, e não envolve uma vistoria no local. Apenas são validados os dados informados pelo empreendedor.
Atualmente, todos os municípios do Tocantins contam com o sistema Simplifica Tocantins, que é o portal de entrada e saída para registro empresarial. Isso permite acompanhar com maior precisão o panorama do estado. O gerente de planejamento da Jucetins, Helivan Lopes, destacou que o órgão é parceiro das prefeituras na desburocratização e tem como meta automatizar a maior parte dos processos de legalização das empresas para torná-los mais simples e ágeis.