De um jeito dinâmico e descontraído, a jovem Brenda Matos, de 21 anos de idade, compartilha mensagens bíblicas com milhares de internautas com seus vídeos publicados diariamente no TikTok, um aplicativo de vídeos curtos que tem se popularizado ainda mais durante a quarentena ocasionada pelo novo coronavírus. Entre suas produções caseiras, ela traz reflexões cristãs, dicas de como estudar a Bíblia, sugestões de leituras dos livros e uma série com histórias dos reformadores do protestantismo.
+ TikTok restaura conta de grupo pró-vida e culpa ‘erro humano’ pela exclusão
Ao todo, seu perfil de vídeos conta com 45 mil seguidores e mais de 400 mil curtidas em suas postagens. Seu projeto na plataforma foi iniciado há pouco mais de um mês, e a cada dia vem alcançando mais interessados pelos conteúdos.
As gravações são realizadas em sua casa, em Joinville, Santa Catarina, com a câmera de seu smartphone. Segundo Brenda, a primeira ideia de produzir os materiais surgiu quando ela assistiu um vídeo em que o pastor Victor Bejota, apresentador da TV Novo Tempo e produtor de vídeos para internet, dizia da influência que a juventude cristã é capaz de alcançar com conteúdos bíblicos nas mídias sociais.
Passado alguns dias após assistir esse vídeo, ela viu uma live de alguns amigos sobre Jesus, em uma sexta-feira à noite. Nesse momento, ela lembrou do comentário do pastor Bejota e não teve dúvidas de que começaria o quanto antes o seu projeto de evangelismo na internet. Ela orou a Deus e entregou as suas redes sociais e seus talentos nas mãos dEle.
“Eu pedi para que Deus me acordasse para o culto no sábado pela manhã. Durante a madrugada, eu acordei e não consegui mais dormir. Então entendi que Ele queria me mostrar algo, por isso me levantei e orei. Quando fui escolher um louvor para iniciar meu culto diário, o aplicativo da Bíblia me mandou uma notificação de uma leitura diária. Então corri para o texto do livro de João 10:11, onde diz que Jesus é o Bom Pastor que dá a Sua vida pelas ovelhas. Após ler esse versículo, eu fiquei muito mexida e decidi gravar meu primeiro vídeo falando sobre a Bíblia”, lembra Brenda.
Resposta de Deus à oração
Em seu primeiro vídeo, gravado em abril, ela alcançou 40 mil visualizações. Nele, Brenda faz uma reflexão sobre o texto bíblico que havia lido no livro de João. Após esse vídeo, milhares de pessoas começaram a acompanhar as publicações dela. “É incrível. Eu me animo demais! Porque isso é a resposta de uma oração que fiz há dois meses. Deus foi muito rápido na resposta, é nítida a vontade dEle nesse projeto, por isso me esforço porque sei que é Tudo Por Ele”, vibra a jovem.
Além das curtidas e visualizações nos conteúdos, várias pessoas interagem com as publicações deixando comentários. Em alguns casos, os seguidores procuram a Brenda no particular para relatar suas experiências com as mensagens. “Uma menina em especial me chamou pelo meu perfil no Instagram e disse que ela já teve muitos pensamentos suicidas, mas ao ver as dicas percebeu que iria ter alívio ao estudar a Bíblia”, conta.
Evangelismo no Instagram
Devido à repercussão de seus vídeos no aplicativo TikTok, a jovem internauta viu o número de seguidores de seu perfil no Instagram mais que dobrar. Por conta disso, ela também iniciou alguns projetos de estudo da Bíblia nessa rede social. Recentemente, estudou o livro de Marcos com 15 pessoas, entre fiéis adventistas e pessoas de outras denominações.
(Com Adventistas)