O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um novo discurso contra o mercado financeiro. Ao mesmo tempo, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) apresentou a PEC da Transição pedindo autorização para ultrapassar o teto de gastos.
O resultado da irresponsabilidade do novo governo foi o aumento do dólar e a queda do Ibovespa, a Bolsa de Valores de São Paulo.
Na manhã desta quinta-feira (17) a moeda norte-americana chegou a disparar 2,76%, a R$ 5,53 na venda, pico desde janeiro deste ano, e operando acima de R$ 5,50 pela primeira vez desde julho.
Além disso, o Ibovespa sofreu forte queda. começando o dia com redução de 1,81%, aos 108.244 pontos. Não demorou muito para bater queda 2%.
O que o Lula falou?
Lula causou tudo isso a mostrar que não tem interesse de manter o equilíbrio nas contas públicas.
Na manhã desta quinta, ele voltou a criticar o teto de gastos e relativizou a reação do mercado frente às suas falas irresponsáveis sobre os gastos do dinheiro público, que pode elevar a inflação no país.
“O que é o teto de gasto no país? […] Você tenta desmontar tudo aquilo que é do social, mas não mexe um centavo do sistema financeiro. Não mexe um centavo daqueles juros que os banqueiros têm que receber. Ah, mas se eu falar isso vai cair a bolsa, vai aumentar o dólar? Paciência”, disse ele na COP27.
E continuou: “O dólar não aumenta e a bolsa não cai por conta das pessoas sérias, mas sim por conta dos especuladores que vivem especulando todo santo dia”.