Um novo artigo de pesquisa descobriu que não há apoio suficiente para as ideias centrais do livro best-seller do autor e pastor Gary Chapman, As Cinco Linguagens do amor.
O artigo , intitulado “Direções Atuais na Ciência Psicológica”, conclui que a teoria de Chapman sobre como o amor funciona é insuficiente. Emily Impett, professora de psicologia e diretora do Laboratório de Relacionamentos e Bem-Estar da Universidade de Toronto Mississauga, e vários colegas conduziram a pesquisa para avaliar três ideias principais do livro de Chapman: que as pessoas têm uma linguagem de amor primária, existem cerca de cinco linguagens do amor, e que os casais são mais felizes quando falam a sua linguagem pessoal do amor um com o outro.
No entanto, Impett e os seus colegas dizem que os estudos não apoiam a teoria. Em um caso, as pessoas escolheriam um idioma principal se fossem forçadas a escolher um em um questionário. Por outro lado, as pessoas avaliaram bem todas as cinco linguagens do amor quando questionadas sobre o que pensavam delas individualmente.
Os investigadores também descobriram que apoiar os objectivos do parceiro ou cônjuge não se adequa ao modelo das cinco linguagens do amor e que as pessoas com as mesmas linguagens do amor não estão mais satisfeitas do que outros casais.
“O amor não é semelhante a uma língua que precisamos aprender a falar, mas pode ser mais apropriadamente entendido como uma dieta equilibrada na qual as pessoas precisam de uma gama completa de nutrientes essenciais para cultivar um amor duradouro”, escreveram Impett e seus colegas.
Eles também disseram que o livro de Chapman ajudou os casais porque “proporciona aos parceiros uma oportunidade de refletir, discutir e responder às necessidades um do outro”.
As Cinco Linguagens do Amor , lançadas em 1992, destacam diferentes maneiras pelas quais as pessoas expressam o amor, incluindo palavras de afirmação , toque físico , tempo de qualidade , atos de serviço e presentes . No geral, o livro procura ajudar os casais a fortalecerem sua felicidade.
Desde o seu lançamento, o livro vendeu mais de 20 milhões de cópias e obteve sucesso mainstream. Por exemplo, o aplicativo de namoro Bumble oferece um questionário sobre as cinco linguagens do amor, enquanto o conceito de linguagem do amor também foi apresentado na Bachelorette, bem como em outros grandes meios de comunicação. The Five Love Languages também tem uma página TikTok que atraiu dezenas de milhões de visualizações.
De acordo com o Christianity Today , Impett diz que ler o livro de Chapman é mais útil do que responder ao teste online porque evita que as pessoas fiquem muito restritas em encontrar uma linguagem de amor primária.
“Todos os comportamentos que Chapman identificou são importantes”, disse ela ao Religion News Service por e-mail.
“Não estamos sugerindo que as pessoas sejam necessariamente multilíngues (habilidosas em todos os cinco comportamentos), mas que deveriam aprender a sê-lo, uma vez que os cinco comportamentos que Chapman identifica são coisas realmente importantes que as pessoas podem fazer para manter seus relacionamentos.”
Com Christianheadlines/Crédito da imagem: ©GettyImages/NUMAX3D