Onze cirurgiões dentistas compõem a equipe de Odontologia Hospitalar do Hospital Regional de Araguaína (HRA). Entre eles, uma equipe especializada realiza atendimentos para Pessoa com Deficiência (PcD) e pacientes em tratamento oncológico. Os demais atuam em assistência na UCI, Sala Vermelha, Sala Amarela, Semi-Crítica e demais alas. Em 2022 foram realizados uma média de 25 mil atendimentos.
A coordenadora do serviço, Ângela Morais explica que o serviço de PcD foi implantado em 2014 e atualmente atende pacientes referenciados de Araguaína e outros municípios o qual o HRA abrange. “A equipe é composta por três cirurgiões-dentistas, eu e os odontólogos: Artur Cássio e Emanoel Jorge. Realizamos procedimentos como exodontias, restaurações, raspagem e profilaxia”.
A odontóloga acrescenta que “na Ala da Oncologia é protocolo obrigatório realizar atendimento odontológico prévio em pacientes que irão realizar quimioterapia e radioterapia”.
De acordo com Sandra Maria Carvalho, mãe de um paciente com deficiência, “foi gratificante ver o filho ser atendido pela equipe de Odontologia Hospitalar do HRA. Ele sentia dor e nem conseguia identificar, quando inchou ficou mais visível, procurei o atendimento na Unidade Básica de Saúde de Arapoema onde moro e me encaminharam para realizar o procedimento aqui”.