Segundo dados compartilhados pela Consultoria Interdisciplinar em Desenvolvimento (CID Gallup), Honduras é o país com maior porcentagem de população evangélica entre seus habitantes.
Ao todo, cerca de 44% dos hondurenhos se identificam como evangélicos.
CID Gallup afirma que “a religião evangélica estaria se posicionando como a predominante na América Central e ao final da década, haveria mais do que os católicos na região”. Sendo Guatemala, Honduras e El Salvador, os países onde esta população supera na atualidade a católica em número.
Além de se identificar como evangélicos, a pesquisa indicou que os evangélicos “assistem aos serviços religiosos de maneira disciplinada, situação que não se vê na católica”.
Outras características destacadas na pesquisa é que a igreja oferece grupos de apoio, é contra o consumo de álcool e as festas “libertinas”; além de considerar que a salvação é individual, não coletiva.
“Os evangélicos são mais acessíveis, recebem uma rede de apoio e vêm com bons olhos a prosperidade. Enquanto os católicos são cada vez mais regulamentares e fomentam a resignação frente à pobreza porque terão recompensa no céu”, afirma a pesquisa.
Para a consulta, entrevistou via telefónica a 1200 cidadãos de cada país.
Com CBN