O bispo da diocese de Limoeiro do Norte, dom André Vital Félix da Silva, causou polêmica ao assinar decretos proibindo a venda e consumo de bebidas alcoólicas, bem como a realização de jogos de azar, como bingos e rifas, nos espaços da comunidade eclesial em eventos beneficentes ou de confraternizações nas igrejas locais.
Os decretos, assinados na última quarta-feira (3), tiveram como justificativa a orientação do “Conselho Presbiteral” da diocese, bem como a consideração de experiências bem-sucedidas em paróquias da região que já adotaram a proibição de tais práticas.
Quanto à proibição de bebidas alcoólicas, o bispo mencionou seguir as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos documentos 100,286 e 105,31, destacando um trecho que enfatiza a incompatibilidade entre a venda de álcool e os programas de defesa da vida e combate à drogadição promovidos pela Igreja.
Sobre a proibição dos jogos de azar, dom André Vital argumentou que a decisão foi embasada no conhecimento do Decreto-lei Nº 3.688 (Lei das Contravenções Penais), que classifica esses jogos como ilícitos penais. Ele afirmou que a vedação se aplica a festas de padroeiros, eventos beneficentes e confraternizações nas comunidades eclesiais das paróquias da diocese.
Contudo, a decisão gerou controvérsias e críticas entre os fiéis. Em comentários publicados na rede social do portal católico ACI Digital, alguns internautas expressaram descontentamento, sugerindo que as proibições poderiam indicar um “cheiro de protestantismo” e apontando preocupações sobre a capacidade financeira das paróquias em arrecadar fundos para objetivos estruturais e de transporte para a igreja.
“Cheiro de protestantismo“, disse um fiel que teve o comentário muito curtido, mas que também foi rebatido. “Falência das paróquias”, disse outro.
Outro fiel comentou o seguinte: “Proibir bebida alcoólica eu concordo, mas bingos e rifas são meios da igreja arrecadar dinheiro pra alcançar algum objetivo estrutural ou de transporte para paroquia.”.
Os decretos já entraram em vigor na diocese.
https://www.instagram.com/p/C1zySciszZE/