Redação JM Notícia
Segundo o Ministério da Agricultura, já são 525 casos de pacotes de sementes não solicitadas que chegaram a brasileiros. Os casos foram registrados em todo o país.
No início do mês, o número de notificações era de 258. Ou seja, mesmo com a posição das autoridades, os remetentes asiáticos continuam enviando sementes ilegalmente para o Brasil.
Na pesquisa inicial, o Ministério encontrou fungos, ácaros, bactérias e até possíveis plantas daninhas nas sementes enviadas ao país.
Mas não há detalhes sobre essas pesquisas, como quais são esses fungos e bactérias.
Os materiais continuam em análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Goiânia, que é referência no assunto, e a expectativa do ministério é terminar a avaliação no início do próximo mês.
O governo afirma que os pacotes teriam sido enviados por países da Ásia, como China e Malásia, e pela região administrativa chinesa Hong Kong. Porém, a China, por exemplo, nega que tenha feito envios ao país.
É importante que o brasileiro que receber essas sementes em compras vindas do exterior procure o Ministério da Agricultura de sua cidade. As sementes não podem ser descartadas no lixo e nem plantadas em solo brasileiro.