O projeto Por Todas as Marias chegou, nesta quarta-feira, 14, ao município de Tocantinópolis, região do Bico do Papagaio, levando conscientização sobre o combate à violência contra a mulher. Idealizado pela primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, o projeto conta com a parceria da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), por meio da Patrulha Maria da Penha, além de diversos órgãos do Estado.
A ação começou logo cedo na praça Darcy Marinho, onde as equipes realizaram blitz educativa abordando pedestres, veículos e visitaram o comércio da região. O movimento chamou a atenção dos moradores, como a dona de casa Izete Farias, de 50 anos. Ela recebeu a orientação de como agir em caso de suspeita de violência contra a mulher, seja ela física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial. “É muito importante a gente saber o que fazer até mesmo para ajudar alguma pessoa da família ou vizinha que esteja sofrendo violência”, disse.
Logo depois, a ação seguiu para a Escola Estadual Dom Orione, onde um público aproximado de 300 estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio assistiu à palestra ministrada pela equipe da Patrulha Maria da Penha no Tocantins. O trabalho direto com os estudantes é o foco do Por Todas as Marias, que pretende promover a mudança de comportamento e cultura desde os mais jovens, visando uma sociedade mais justa e menos violenta.
Para a diretora da unidade escolar, Claudenice Paixão Rocha, trazer esse tema para o ambiente escolar é de extrema relevância. “A gente observa a importância de tratar de temas como esse no dia a dia, de manter os nossos estudantes informados, principalmente as meninas. Muitas delas começam um relacionamento abusivo e simplesmente vai acontecendo, quando se dão conta, se torna um caso de violência. E a gente sabe as consequências disso”, afirmou a gestora.
“A gente sabe da importância da gente estar atento, são raras as escolas hoje em dia que não têm um caso. A gente atende a família preocupada com o relacionamento abusivo que a estudante está vivendo e busca sempre fazer um acompanhamento mais de perto, intervindo de uma forma mais tranquila”, relatou Claudenice.
Aos 17 anos, a estudante Theully Teles, que cursa o 3º ano do ensino médio, já testemunhou a violência contra a mulher dentro da própria casa. “Minha mãe sofreu violência do meu pai quando eu tinha 3 anos de idade e ainda tenho isso na minha cabeça, como um trauma. Eu era muito novinha, mas ainda hoje me recordo”, disse, afirmando que vivenciar isso a fez enxergar como deve ser um relacionamento. “Levei isso pra vida e hoje sei como uma mulher realmente merece ser tratada. Principalmente quem começa a namorar cedo, precisa saber que em um relacionamento deve sempre haver respeito”, ressaltou.
Por Todas as Marias
O projeto Por Todas as Marias visa promover a conscientização e a prevenção por meio da educação, ajudando a construir uma sociedade mais justa e menos violenta, abordando desde a infância questões relacionadas ao respeito, igualdade de gênero e prevenção de abusos. Através de palestras, workshops e materiais educativos, buscamos informar e educar a sociedade sobre os direitos das mulheres e os mecanismos de proteção disponíveis.
Nesta primeira etapa, durante o Agosto Lilás, o projeto passa por cinco municípios em atuação coordenada com a Operação Shamar, voltada para o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, e a programação da Patrulha Maria da Penha da PMTO. Após Miracema e Tocantinópolis, a ação será realizada ainda em Arraias, Porto Nacional e Palmas.
A partir do mês de setembro, será iniciado o planejamento, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) para realização da ação em todas as regionais de ensino, por meio da capacitação das equipes multidisciplinares das escolas estaduais.
Parceiros
São parceiros do Projeto Por todas as Marias as Secretarias da Educação; do Trabalho e Assistência Social; do Esporte e Juventude; da Segurança Pública; da Saúde; da Comunicação; de Governo; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e Turismo; além da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) e do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO).