Pesquisadores encontraram um fragmento de cerâmica de 2.500 anos em Israel que contém o nome do rei persa Dario, também conhecido como “Dário, o Grande”, em uma descoberta considerada inédita. Dario é mencionado várias vezes no livro de Esdras, onde desempenha um papel fundamental em ajudar os israelitas a reconstruir o templo em Jerusalém. O fragmento de cerâmica contém uma inscrição em aramaico que diz “Ano 24 de Dario”, datando de 498 a.C.
A descoberta foi feita por dois caminhantes, Eylon Levy, assessor de mídia internacional do presidente de Israel, Isaac Herzog, e seu amigo Yakov Ashkenazi. A princípio, os arqueólogos ficaram céticos, mas testes confirmaram sua autenticidade. A Autoridade de Antiguidades de Israel descreveu o fragmento como uma possível “nota administrativa” semelhante a um recibo de mercadorias.
De acordo com a Autoridade de Antiguidades de Israel, esta é a primeira descoberta de uma inscrição com o nome de Dario, o Grande, em qualquer lugar da Terra de Israel. O fragmento de cerâmica pode ter sobrado de uma expedição arqueológica britânica da década de 1930 que descobriu um elaborado edifício administrativo do período persa construído no topo do pódio do destruído palácio-fortaleza dos reis da Judéia. Hoje, apenas as bases dos pilares permanecem no monte, pois a expedição britânica desmantelou os restos do elaborado edifício persa para escavar o palácio da Judéia subjacente.
Com Church Leaders