Da redação JM
A falta de unidade nas igrejas foi alertada pelo pastor Francis Chan Ele emitiu uma advertência ao corpo de Cristo contra a divisão, afirmando que Satanás está “obtendo a vitória” enquanto divisões teológicas, calúnias e fofocas continuam a dividir a Igreja dos EUA.
Durante um sermão proferido na Conferência de Líderes da Igreja de 2019 , realizada no Instituto Zacharias em Alpharetta, na Geórgia, Chan, ex-pastor de ensino da Cornerstone Community Church em Simi Valley, Califórnia, enfatizou primeiro que a unidade é importante para Jesus.
+ “Igrejas estão mais obcecadas com entretenimento do que com discipulado”, alerta Matt Chandler
Consequências da unidade nas igrejas
“Se Ele tivesse o Seu caminho, estaríamos tão unidos nesta sala … Ele quer a unidade entre nós”, disse Chan, citando as palavras de Jesus no Evangelho de João : “Nós somos um – eu neles e você em Eu – para que eles possam estar perfeitamente unidos, para que o mundo saiba que Você me enviou e os amou assim como me amou ”.
Desunião e divisão estão entre as coisas que Deus diz que “odeia”, disse Chan, acrescentando: “Deus quer unidade; então é uma abominação quando há alguma agitação entre os irmãos ”, enfatizou o pastor. “Ele quer tanto que sua glória seja vista; Ele quer muito que as pessoas vejam quem é Jesus e que nossa unidade é vital para isso ”.
No entanto, o autor do Crazy Love reconheceu que a divisão é “muito mais fácil”.
“Alguns de nós cresceram em diferentes denominações”, explicou ele. “E é fácil se você cresceu como um evangélico conservador para ficar no seu círculo e falar sobre como esses carismáticos não conhecem a Palavra de Deus; eles simplesmente passam por sentimentos, não se importam com verdades difíceis, são apenas sobre suas visões ”.
Da mesma forma, aqueles em círculos carismáticos são tentados a permanecer em seus círculos e “falar sobre como os conservadores são tão arrogantes, divisivos e impotentes”, disse ele sobre a falta de unidade nas igrejas.
“Todos concordamos em nossos pequenos círculos”, disse ele. “Estamos apenas no nosso próprio mundo e isso é muito mais fácil”.
Chan admitiu que recentemente, ele assistiu a um vídeo antigo de si mesmo ensinando e foi levado às lágrimas por sua própria “arrogância e divisão”.
“Peço desculpas pela falta de clareza às vezes”, disse ele, acrescentando que agora, às vezes, ele é criticado por aparecer no mesmo palco daqueles com pontos de vista teológicos controversos.
“Se eu tiver a oportunidade de ir a qualquer lugar e apresentar o Evangelho de Jesus Cristo que salva vidas, que salva a alma, eu irei até lá, correndo o risco de ser mal compreendido. Você tem que entender o maior risco do Evangelho não entrar em alguns desses lugares. Esse é o meu coração.
Chan exortou a audiência a “lutar contra algumas dessas divisões”.
“Às vezes pode parecer impossível”, ele admitiu. “Há carismáticos por aí que não conhecem a Palavra de Deus e nem sequer se importam e querem apenas sonhar hoje à noite? Certo. Existem conservadores que são tão arrogantes e pensam que quem fala em línguas é um idiota? Certo. Eu era um deles.”
“Mas há aqueles em tantos campos diferentes que realmente parecem amar [Jesus]”, continuou ele. “Temos que trabalhar em direção a essa unidade porque algo deve acontecer quando nos tornamos perfeitamente um que Satanás não quer.”
“A união é o que Deus quer, é o que Jesus orou, e não podemos ficar paralisados pela magnitude disso”, declarou Chan. “Como vamos consertar todas essas centenas de anos de divisão? Eu não sei. Eu só sei que este é o meu começo.
“Ele odeia essa luta e quando nos tornamos um, é quando o Inimigo vai perder”, concluiu. “É quando o mundo vai acreditar no Messias. É quando o fogo vai descer no templo como em Atos 2 e cair sobre a Sua igreja, Seu templo, que somos nós. Há algo sobre essa unidade.
“Eu só quero ser uma dessas vozes”, disse ele. “Minha oração é que alguns de vocês me ouçam gritando hoje … para usar sua voz para dizer, ‘temos que parar de lutar. Não é isso que papai queria da igreja dele. Isso é enorme. Satanás está obtendo a vitória agora e podemos fazer algo a respeito. ”
O tema da Conferência de Líderes da Igreja de 2019 foi “Abençoados são os pacificadores ” e foi realizado de 23 a 24 de maio.
A descrição do evento declara: “Como é que a igreja se reconcilia com Deus, perdoa uns aos outros como o Senhor perdoou e vive nossa mensagem de reconciliação em uma cultura profundamente dividida?”
Além de Chan, os oradores incluíram Ravi Zacharias, Becky Pippert, John Bechtel, Michael Ramsden, Lisa Fields, Abdu Murray, Judy Dabler, Vince Vitale e outros membros da equipe do RZIM.