No último sábado, 19 de agosto, mais de 300 pessoas se uniram em uma caminhada de conscientização na capital, com o objetivo de combater a crescente violência dirigida às mulheres. A mobilização, que atraiu membros da comunidade e representantes de órgãos ligados à segurança das mulheres, foi idealizada pelo Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Esta ação integra as atividades do Agosto Lilás, um mês dedicado à conscientização sobre o fim da violência contra as mulheres. O tema da campanha deste ano é: “Violência contra a mulher. Ignorar faz de você cúmplice desse crime”. A coordenadora do Nupav, Leyssane Marta Ayres Arruda, ressaltou a importância da caminhada: “Através deste ato simbólico de grande importância, a sociedade pode aprender estratégias para combater a violência contra as mulheres. Essa primeira caminhada, organizada pelo Nupav Mulher, foi cuidadosamente planejada para conscientizar a sociedade e encorajar cada pessoa a refletir sobre a importância de não ser cúmplice da violência. Além disso, queremos que a população conheça os canais de apoio disponíveis.”
Durante a caminhada, foram distribuídos panfletos e materiais informativos à população e ao comércio local, destacando os canais de denúncia disponíveis.
A cantora Rosilene Martins, professora e líder política, também participou do evento e enfatizou a relevância do tema: “É fundamental que nos unamos para combater a violência contra as mulheres. Não podemos mais tolerar a perpetuação desse crime em nossa sociedade. Cada um de nós tem um papel a desempenhar na erradicação dessa violência, e eventos como esse nos lembram da nossa responsabilidade.”
Rede de apoio
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), a Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins (SES-TO), a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO), o Ministério Público Estadual (MP-TO), a Defensoria Pública Estadual (DPE-TO), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), a Polícia Militar (PM-TO), a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) e o Corpo de Bombeiros compõem o Nupav Mulher.
Além destes, também fazem parte do Núcleo: a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/TO), o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), a Secretaria Estadual da Mulher, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas (Comdipi), a Coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-Tocantins), o Serviço de Promoção dos Direitos Sociais e Cidadania da Funai (Sedisc) e a Câmara Municipal de Palmas.
A Casa A+ e o ‘Projeto Quebrando o Silêncio’ da Igreja Adventista do Sétimo Dia, movimentado pelo Ministério da Mulher e representado pelos grupos de Desbravadores, Aventureiros e o Pequeno Grupo Sal da Terra, apoiaram a caminhada, demonstrando o apoio de diversas instituições à causa da erradicação da violência contra as mulheres.