Na tarde desta quarta-feira, 26, o vereador Eudes Assis (PSDB), vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara de Palmas, participou juntamente com a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), e a secretária da Educação, Adriana Aguiar, e demais autoridades da doação da área onde está sendo construída a Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros, no setor Taquari, região sul de Palmas.
A escola foi inaugurada em 2006. Em 2019, foi inserida no Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (PECIM), passando a receber, anualmente, por um período três anos, o valor de R$ 1 milhão.
O vereador Eudes Assis, comentou a importância de ações como essa. ” Quem ganha com essas ações é a população. Para estudar em um colégio cívico-militar tinha que ir até Palmas e agora teremos aqui. É motivo de muita alegria para nós”, comemorou.
A Escola Estadual Militar tem por filosofia dar ao Educando uma cultura solidificada na disciplina e na hierarquia militar, onde os fatores éticos sociais são preponderantes no senso crítico, no raciocínio analógico do ser, proporcionando uma visão consciente da democracia e formando o futuro cidadão para o exercício prévio da cidadania.
Eudes acredita que a gestão cívico-militar é benvinda aos olhos da sociedade e desperta de forma mais atrativa a vontade da juventude em estudar em um ambiente com ensino de excelência, pautado na hierarquia, disciplina, respeito aos professores, à família, a comunidade e nos valores morais.
De acordo com a diretora da escola, Sureia Maciel de Sousa, este recurso seria devolvido, caso não houvesse a escritura do terreno. “Os recursos já estão empenhados, os nossos sonhos também estão empenhados. Só faltava o documento. Esta escola é uma referência para o setor, estamos muito felizes com esta conquista”, comemorou a gestora.
“Hoje, construímos uma nova história para o Taquari. Nós não estamos doando apenas um terreno, estamos doando dignidade a esta população”, destacou a prefeita.
A secretária Adriana Aguiar agradeceu a prefeita e elogiou a atitude. “O significado desta ação é grandioso, um ato de nobreza”, pontuou a titular estadual da Educação, acrescentando que esta iniciativa representa uma grande vontade política.