Optar pelo estilo minimalista em sua pequena cozinha será uma excelente opção para melhorar o seu espaço e transformá-lo em um canto de paz, harmonia e estilo. A sua casa é um espaço que deve ser confortável para você, para descansar, trabalhar ou até para fazer as suas apostas na sua plataforma online de confiança 20Bet.
Ter uma cozinha pequena pode ser muito complicado, porém existe um estilo que pode ajudar consideravelmente a fazer da sua cozinha o que você sempre sonhou: o estilo minimalista.
As pequenas cozinhas têm um ar encantador, porém, muitas vezes precisamos encontrar um estilo que nos ajude a resolver o seu funcionamento e design, por isso uma das melhores opções que você terá para este espaço será o estilo minimalista.
Para entender um pouco melhor como este estilo ajudará em sua cozinha, é necessário falar sobre a sua origem. O minimalismo é uma tendência artística ocidental que surgiu após a Segunda Guerra Mundial e teve o seu boom nos anos 60 nos Estados Unidos como resposta para deixar para trás a arte pop e o expressionismo abstrato.
Minimalismo não significa paredes brancas e decoração zero. Pelo contrário, o estilo se concentra na função principal do espaço através da ordem, linhas simples e retas, pouco ruído visual e realce dos materiais, alcançando um estilo limpo e futurista, apesar do fato de já existir há muito tempo.
Assim, tendo claro que este estilo representa o lema de “menos é mais”, podemos passar a falar sobre como este estilo irá beneficiar a sua cozinha.
Manter ou descartar?
A idéia principal das cozinhas minimalistas é deixar tudo, e queremos dizer absolutamente tudo o que causa ruído visual fora do seu alcance. Porque, além da ordem, precisamos eliminar tudo que não tem razão de ser, não nos causa felicidade e definitivamente não nos servirá em nossa cozinha. A parte principal deste estilo é deixar os tampos de trabalho ou bancadas livres e trabalhar para manter apenas o que é necessário.
Os materiais são importantes
Da mesma forma, o minimalismo nas cozinhas é composto por materiais naturais, utilizando principalmente madeira em tons claros, uma paleta de cores luminosas como os brancos quebrados, assim como pedras como mármore, granito e quartzo. Desta forma, a seleção de acabamentos desempenha um papel fundamental, com a característica de integrar detalhes de iluminação dentro deste estilo, conseguindo um efeito ainda mais limpo e até mesmo ganhando metros quadrados visualmente, já que sendo um espaço em cores claras e com o espaço livre podemos facilmente enganar o olho.
Somente o essencial na decoração
Finalmente, este estilo carece de detalhes decorativos, como vasos, vegetação e outros acessórios, ao contrário de outros estilos. Não queremos dizer que a sua cozinha minimalista não pode ser decorada, porém é precisamente a tarefa do minimalismo dar aos nossos olhos a oportunidade de apreciar o espaço como um todo e de focalizar os detalhes dos materiais, a luz e o espaço em geral e não enchê-lo com acessórios decorativos.