Vindo da Ilha do Bananal, o cacique Ijahina Karajá e os jovens Karajá dançaram e cantaram músicas tradicionais do Povo Iny (Josi Karla/Governo do Tocantins)
Na última quarta–feira, 15 de fevereiro, autoridades e representantes de comunidades tradicionais compareceram ao auditório do Palácio do Araguaia para dar posse a Narubia Werreria como Secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), tornando–se a primeira indígena a integrar a gestão do Governo do Tocantins.
Estava presente lideranças indígenas, como o ancião de 83 anos, cacique da aldeia Takaywrá, Valdete Xorko Krahô, que afirmou que a posse é um marco que indica mudanças em todo o território brasileiro. “Fiquei muito contente por ver que nosso país começou a seguir o caminho certo para que os direitos dos indígenas sejam respeitados“, disse ele.
+ Em visita a aldeias Xerente, governador Wanderlei firma compromissos com povos indígenas
Maria Aparecida Freitas, membro da Coordenação Estadual de Povos Quilombolas do Tocantins (COEQTO) e da comunidade quilombola Povoado do Prata, destacou a importância da cerimônia de posse realizada. “Foi uma posse muito bonita, pois foi o primeiro espaço em que tivemos a oportunidade de falar de nós. Esperamos que as políticas citadas pelo Governador, como garantir educação e saúde, sejam implementadas nas 44 comunidades“, expressou.
Além disso, a líder acredita que o diálogo ajudará a acelerar o processo de titulação das terras quilombolas, tema defendido pela secretária Narubia Werreria.
Na solenidade estiveram presentes representantes de vários grupos, como a comunidade Quilombola Bahiano e do Prata, bem como diversos povos indígenas, como os Krahô–Takaywrá, Krahô, Ãwa, Javaé, Kanela, Xerente, Krahô–Kanela e Karajá. Diversas organizações ligadas ao movimento negro e indígena também compareceram, entre elas a Associação Capoeira de Angola do Tocantins, o Conselho Akwē Xerente (Conax) e o Movimento Estadual das Quebradeiras de Coco, bem como o coletivo de mulheres negras Ajunta Preta.
No evento, ouviram–se discursos da Senadora Dorinha Seabra, do Deputado Federal Ricardo Ayres, do Governador Wanderlei Barbosa e da própria Secretária Narubia Werreria. A Secretária ressaltou que a sua posse significava uma vitória para os povos tradicionais, mas, acima de tudo, para o Estado.