Centenas de jovens cristãos de diversas congregações evangélicas do Rio de Janeiro se reuniram na Igreja do Recreio, no feriado de 02 de novembro, para o primeiro encontro do Geração Esperança. Essa é uma das frentes da mobilização de evangelismo Esperança Rio, da Associação Evangelística Billy Graham em parceria com mais de 3 mil igrejas evangélicas do Rio de Janeiro.
A programação, que durou cerca de quatro horas, contou com as participações da banda Central 3 e do pastor Marcos Madaleno. Mais de 100 voluntários estiveram envolvidos no evento, que também teve transmissão ao vivo pelo canal Esperança Rio 2022 na plataforma YouTube.
Para Gabriela Maganete e Pevê Brito, vocalistas da banda Central 3, a programação aconteceu com liberdade no Espírito Santo e os participantes puderam contemplar a presença de Deus de forma nítida:
“Participar do Geração Esperança foi muito especial. Nos bastidores, ninguém fica sabendo de muita coisa. Mas tiveram muitos empecilhos, parecia que as trevas estavam enlouquecidas e não queriam, de jeito nenhum, que o momento do louvor e da palavra acontecessem. A gente não estava entendendo antes, nos bastidores, o que estava acontecendo. O Pevê que discerniu mais e nos incentivou a manter o foco. E quando subimos para ministrar, a gente entendeu o porquê de tanta coisa estar acontecendo. Quando a gente subiu, o Espírito Santo fluiu e mudou tudo na hora. Foi uma loucura, mas foi muita presença de Deus, foi muito especial.”, afirma a cantora.
“Eu fiquei muito impactado com o que aconteceu hoje, em como Deus agiu. Ver as pessoas adorando e se entregando intensamente…Isso me deu um alívio de saber que Deus tinha algo para fazer nesse lugar e Deus fez.”, declara Pevê.
Além dos louvores ministrados pela banda Geração Eleita e Central 3, a celebração também contou com um momento de clamor pelos jovens do Rio de Janeiro. Nesse mesmo propósito, também houve a realização do “André em Ação”, campanha que traz a proposta de cada pessoa orar por, pelo menos, três amigos ou familiares que deseja evangelizar e ganhar para Cristo até junho de 2022.
De acordo com pastor Marcos Madaleno, que ministrou a palavra no evento, hoje o que mais falta para os jovens cristãos do Brasil se posicionarem é estarem disponíveis e dispostos ao que Deus deseja fazer, andando em unidade com o Corpo de Cristo:
“Eu acredito que o que mais falta na juventude cristã brasileira é disponibilidade para fazer a vontade de Deus e não a dela. Tem muita gente querendo começar onde outros estão terminando. E aí tem muitos choques de gostos, vontades, preferências; uma geração que julga a outra. Mas quando nós temos unidade, disponibilidade e a gente ouve e busca a Deus, não tem erro nenhum, Deus vai se manifestar. A nova geração tem potencial, força e pode fazer a diferença. Se houver disponibilidade, unidade e estiver ouvindo a voz de Deus não vai faltar mais nada.”, reafirma o líder.
O evento foi realizado para dar início as demais ações focadas em juventude que a mobilização Esperança Rio irá realizar até a celebração final, em junho de 2022. A proposta desse primeiro encontro do Geração Esperança era trazer despertamento aos jovens cristãos cariocas e fluminenses a investirem suas vidas em testemunho pessoal, evangelização e cuidado de vidas através do discipulado oração e ações práticas que ajudem a transformar o ambiente em que vivem.
Segundo Pr. Davidson Freitas, secretário-executivo do Esperança Rio e coordenador do Geração Esperança, a celebração foi um tempo de adoração a Deus e edificação espiritual:
“O evento inicial do Geração Esperança foi um marco muito especial! O Senhor convocou e centenas de jovens e adultos a consagraram suas vidas, assumindo o compromisso de agirem, com atos de amor, compaixão e graça para que aconteça uma transformação do Rio de Janeiro. Isso é somente o começo de tudo que o Senhor irá fazer no Rio de Janeiro através de um povo que se consagra e se compromete com o Reino de Deus!”, enfatiza Freitas.
Coquetel com influenciadores do meio gospel
Algo que tem marcado o Esperança Rio é a unidade entre as diversas denominações evangélicas do Rio de Janeiro. E no primeiro encontro do Geração Esperança esse foi um grande diferencial, estendido a um momento exclusivo com um coquetel para alguns jovens que tem feito a diferença como cristãos e influenciado adolescentes e jovens a se comprometerem com os princípios de Cristo.
Estiveram presentes para esse momento os influenciadores Amanda Paulino, Gabriela Ferreira, Gabriel Gadazem, Giullia Giovanelli, Hadassa, Isabella Lopes, Leonardo Ribeiro, Luisa Santinelli, Matheus Ferreira, Tamara Pyller e Weslayne Duarte.
A ideia foi apresentar o Geração Esperança e unir em nosso time jovens que também lutam pela causa do Evangelho e sentem o coração arder por anunciar Jesus e cuidar da juventude do nosso Rio de Janeiro e Brasil.
“Pra mim foi uma honra muito grande participar dessa programação. Pra mim, algo que é muito impactante é ver que o Geração Esperança não une só placas de igreja, mas o Corpo de Cristo. E o que mais me toca e mais me chama a atenção é a diversidade da Igreja, em que não importa placa, localidade, opinião política, mas estamos juntos por um propósito maior. Pra mim foi um prazer muito grande, eu tive muita esperança. Foi uma alegria ver tudo o que aconteceu!”, comenta Leonardo.