O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), está participando, nesta quinta-feira, 23, do Brazil Economic Forum, em Zurique, na Suíça. O evento, promovido pelo LIDE, em parceria com a revista Veja, conta com a apresentação do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sobre o Programa Jurisdicional de REDD+ no Tocantins, que tem sido reconhecido mundialmente por ser o primeiro estado do mundo a ser referência internacional na geração de créditos de carbono e, consequentemente, cuidado com preservação ambiental.
“Estamos discutindo sustentabilidade com grandes referências globais, um tema tão sensível e importante para todos nós. O Tocantins também está sendo aplaudido mundialmente pelas políticas de preservação ambiental e desenvolvimento econômico sustentável, como é o caso do REDD+, executado de forma pioneira no governo Wanderlei Barbosa e levando ao aprofundamento do debate no mundo inteiro sobre créditos de carbono. Temos muito para colaborar e também para aprender e, certamente, sairemos deste Fórum com mais estratégias para o cuidado com o meio ambiente em nosso Estado”, destacou o chefe do Legislativo, Amélio Cayres.
Em sua apresentação em um painel voltado para Sustentabilidade com a participação do senador Eduardo Gomes e da ex-ministra do Meio Ambiente (2010-2016) e co-presidente do International Resource Panel da ONU, Izabella Teixeira, o governador anunciou uma parceria com a empresa suíça Mercuria para reflorestamento de 12 mil hectares de águas degradadas. “Essa parceria reafirma o compromisso do Tocantins com práticas sustentáveis e coloca o estado na vanguarda da preservação ambiental no Brasil e no mundo”, ressaltou Wanderlei Barbosa, frisando, ainda, projetos do Governo para mitigar o desmatamento e reduzir queimadas.