Redação JM Notícia
Segundo o último relatório do Observatório do Pluralismo Religioso, há 331 cidades na Espanha sem nenhuma igreja evangélica. Essas cidades, com mais de 5 mil habitantes, não possuem nenhum cidadão que professe a fé protestante.
A organização cristã Decision conseguiu levantar esses dados com dados contrastados da Federação de Entidades Religiosas Evangélicas da Espanha (Ferede) e da organização missionária Evangelism In Depth, chegando à conclusão de que há 10 milhões de pessoas na Espanha que vivem em lugares não alcançados pelo Evangelho.
“O resultado mostra que dos 8.131 vilarejos da Espanha, 92% ainda não têm igrejas evangélicas. O desafio de chegar aos municípios entre 5.000 e 20.000 habitantes, longe das capitais, ainda se mantém e continua sendo uma das grandes deficiências da missão na Espanha ”, disse a Decision.
Essas cidades estão na região rural do país e o movimento passivo da população para as regiões metropolitanas tem impacto nesses resultados. A Espanha rural ficou vazia, com uma forte aceleração dos fluxos migratórios internos para as grandes cidades, de modo que regiões como Madri viram como as pequenas cidades multiplicaram sua população”, destacaram os autores do relatório.
“Essas mudanças estão desenhando um novo cenário para a estratégia missionária que abre novas oportunidades para o plantio de igrejas em torno dessas grandes cidades”, afirmou a organização.