Em 2024, teremos eleições municipais no país, e em Palmas -TO, Capital do Tocantins, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), reeleita na última eleição não poderá concorrer ao Paço. Mas, a corrida para ocupar à prefeitura de Palmas, já está a todo vapor, e um dos principais nomes que estão no páreo é da deputada estadual Janad Valcari (PL-TO), desafeta número 1 de Cinthia Ribeiro (PSDB).
Nas pesquisas eleitorais internas, ela sempre aparece na ponta em primeiro lugar. Na Capital, a cada dia que passa, o time de Janad somente tende a crescer e ela passou a ter representantes, ou seja, aliados em diversos segmentos importantes, tanto no religioso, como no empresarial, o que tem gerado preocupações de adversários.
Dentro do PL, o deputado Eli Borges (PL) que sempre sonhou em ocupar a Prefeitura de Palmas, ao que tudo indica, irá declinar de sua pretensão para apoiar Janad Valcari, em troca de ajudar o filho a se tornar vereador, Thiago Borges, supplente de deputado estadual.
Você poderia afirmar que está longe ainda as eleições de 2024 e citar o exemplo de Marcelo Lélis, que há muitos anos atrás, ele estava confortável com quase 60% das intenções de votos e perdeu a eleição para Carlos Amastha. Eu concordo. Na política tudo é possível e um cenário favorável pode mudar de uma hora para outra.
No entanto, caso esse cenário não mude tanto, e ao que tudo indica, teremos vários candidatos ao Paço, como o deputado Júnior Geo, Carlos Amastha, Jairo Mariano, Eduardo Siqueira Campos, Dulce Miranda, Vanda Monteiro entre outros, ou seja, essa enxurrada de possíveis candidatos tornará a campanha bastante fragmentada, dando larga vantagem para Janad Valcari, fato esse visto recentemente com a reeleição de Cinthia Ribeiro.
Pois é, vamos aguardar e ver o desenrolar, vale destacar, que um apoio fundamental que pesará nas eleições de 2024, é o do governador Wanderlei Barbosa, um dos maiores articuladores da política toncantinense de todos os tempos. Ele é bom de bola, ops, de articulação.