As dunas do Jalapão são uma ótima opção de atração para quem deseja visitar este parque. Além de possuir uma beleza única e surpreendente, esse destino também é gratuito, podendo agradar aqueles turistas que desejam economizar na viagem.
Como se trata de uma área preservada, é fundamental seguir algumas orientações quando for visitar as dunas. Neste guia, a Diego Tour mostra todas as dicas sobre essa atração localizada no Jalapão.
O que são as dunas
As dunas são relevos compostos por acúmulos de areia, formando uma elevação superficial no solo. De forma geral, elas são formadas pelo vento, que desgasta as rochas e acaba transportando sedimentos diversos para a superfície do planeta.
No caso das dunas do Jalapão, a areia tem um aspecto alaranjado e, quando começa a anoitecer, a vista com o pôr do sol fica incrível, criando um contraste único e admirável. Por esses e outros motivos, vale muito a pena colocar essa atração no roteiro de viagem.
Por conta dessas características, as dunas são um ótimo local para fazer fotografias e relaxar o corpo depois de percorrer por Jalapão. Nesse sentido, é uma ótima opção para qualquer tipo de turista.
As dunas estão localizadas no município de Mateiros, sendo pouco mais de 280 km de Palmas, a capital do Tocantins. É importante ressaltar que essa atração é totalmente gratuita, sendo uma das únicas dessa categoria disponíveis em Jalapão.
Outras atrações, como cachoeiras, trilhas e fervedouros, por exemplo, tem um valor de entrada que precisa ser pago pelos turistas. Desse modo, as dunas podem ser uma ótima alternativa para quem pretende economizar.
Assim como qualquer outro local de visitação no Jalapão, é preciso ficar atento às orientações gerais. A seguir, confira as dicas da Diego Tour sobre as dunas do parque.
Dicas para aproveitar as dunas do Jalapão
Para ter uma boa experiência e não desrespeitar a natureza local, é fundamental seguir algumas dicas antes de visitar as dunas do Jalapão. Afinal de contas, essas orientações servem para toda e qualquer atração da região.
Assim que chegar no local, é interessante pedir ajuda de um guia turístico para aproveitar melhor a atração. Além de ter mais segurança durante o trajeto, esse profissional também pode contar todas as curiosidades sobre as dunas.
Outra orientação é usar protetor solar para proteger a pele dos raios solares, e isso vale para qualquer local do Jalapão, uma vez que a região é marcada pelo sol forte e pelo calor radiante.
Quando falamos da caminhada, é fundamental estar calçado, seja com sandálias ou chinelos. Caso prefira ficar descalço, tenha em mente que terá muita dificuldade durante o percurso.
Para conseguir ver o espetáculo do pôr do sol combinado com a areia das dunas, uma ótima dica da Diego Tour é chegar no local um pouco mais tarde. Contudo, a atração está liberada para visitação a partir das 14h.
Regras de visitação
Como já citamos, a visitação às dunas possui algumas regras que devem ser respeitadas pelos turistas, assim como em qualquer outro local do parque do Jalapão. A seguir, as principais orientações direcionadas aos viajantes são:
- É proibido passar a noite nas dunas;
- Não é permitido tirar a areia e as plantas do local;
- É proibido subir pelos paredões das dunas;
- É proibido escorregar, descer ou pular das dunas.
Além destas, vale destacar que os turistas só podem percorrer por uma área delimitada nas dunas. Isso é necessário para que o local continue sendo preservado.
Geralmente, existem profissionais que inspecionam o lugar e ficam de olho nos visitantes, para garantir que ninguém vai desrespeitar essas regras gerais.
Como chegar às dunas do Jalapão
Como vimos, as dunas do parque do Jalapão estão localizadas no município de Mateiros, que fica próximo a capital do Tocantins. Para acessar a atração, assim como em qualquer outro passeio na região, é fundamental alugar um carro da categoria 4×4.
Depois de chegar, os turistas precisam fazer uma caminhada até o topo da duna principal, com duração de mais ou menos 20 minutos.
O que levar para as dunas
As dunas são uma ótima atração para quem vai visitar o Jalapão, contudo, se você não organizar sua mala corretamente, pode ter uma experiência ruim. Caso não leve um protetor solar, por exemplo, pode ser que sua pele fique bastante irritada.
Além do protetor, outros itens que podem ser necessários na visita são:
- Chapéu ou boné;
- Chinelo;
- Repelente;
- Água mineral;
- Hidratante corporal.
- Toalhas de secagem rápida.
Outras atrações disponíveis no Jalapão
Além das incríveis dunas, o parque do Jalapão abriga diversas outras atrações que podem encantar os viajantes. Para quem gosta de se aventurar, existem trilhas fantásticas e atividades de lazer que não podem ficar de fora do roteiro.
Para te ajudar a escolher as melhores atrações, a Diego Tour organizou uma lista com algumas opções interessantes. Veja-as logo abaixo:
- Cânion Sussuapara;
- Pedra Furada;
- Encontro das Águas;
- Serra do Espírito Santo;
- Fervedouros;
- Prainha do Rio Novo;
- Cachoeira da Formiga.
Outro local que merece destaque na lista é o povoado Mumbuca, localizado a 35 km do município de Mateiros. Lá é possível encontrar peças feitas em capim dourado, produto bastante famoso na região.
Quando visitar as dunas do Jalapão
As dunas do Jalapão recebem visitas em qualquer época do ano, mesmo nos períodos de chuva. No entanto, existem alguns meses que são melhores do que outros, e isso serve para qualquer atração do parque.
Para evitar filas, é interessante evitar feriados prolongados, finais de semana e as férias do meio do ano. Afinal, são nessas ocasiões que os turistas escolhem viajar, e isso pode atrapalhar um pouco a experiência.
Para quem pretende fugir dos períodos chuvosos da região, a alternativa é fazer a viagem entre os meses de abril e outubro, onde a seca se faz mais presente. Esse período não favorece apenas as dunas, mas também as águas dos fervedouros e das cachoeiras locais.
Vale destacar que as queimadas do cerrado acontecem mais entre os meses de agosto e outubro, deixando o pôr do sol ainda mais espetacular.
Em todas as suas atrações, escolha a Diego Tour para fazer parte das suas férias!