Em reunião no Ministério das Comunicações, o deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas) solicitou celeridade na liberação de retransmissoras da rádio Unitins FM para 38 municípios do Tocantins, requeridos por meio do edital Nº 105/2020/SEI-MCTIC, de 2 de setembro de 2020. Com o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o parlamentar afirmou que a ampliação do alcance reforça o compromisso e dever do poder público de facilitar o acesso à informação de qualidade, além de levar cultura e entretenimento para um público cada vez maior.
“O meio Rádio é fundamental para levar informação a todas as pessoas. Neste sentido, nosso objetivo é praticamente dobrar o número de cidades alcançadas pela Unitins FM. Temos uma emissora de qualidade. A comunicação pública educativa é fundamental, é uma ferramenta de fortalecimento da democracia”, declarou.
Na lista de municípios contemplados estão: Aguiarnópolis, Alvorada, Ananás, Araguacema, Araguaçu, Araguaína, Araguanã, Araguatins, Arraias, Augustinópolis, Campos Lindos, Caseara, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Goiatins, Guaraí, Gurupi, Itacajá, Itaguatins, Lagoa da Confusão, Mateiros, Miracema, Miranorte, Natividade, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Peixe, Pium, Porto Nacional, Rio dos Bois, São Félix, São Miguel, Taguatinga, Tocantinópolis, Wanderlândia e Xambioá.
O encontro contou também com a presença do Secretário da Secretaria Extraordinária de Representação do Tocantins em Brasília (Serb), Carlos Manzini e do Diretor de Rádio e TV da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Vieira de Melo.
História
Criada em 1 de fevereiro de 2000 e transmitida na frequência 96,1 MHz para toda a região central do Tocantins, abrangendo mais de 39 municípios do interior do Estado, além da capital. Hoje, é a rádio FM de maior alcance do Tocantins. Sua programação é constituída por temas informativos, esportivos, educativos, culturais e de entretenimento, pensados, especialmente, para fomentar a consciência crítica do cidadão.