Nesta segunda-feira (14), a Executiva Nacional do DEM decidiu, por unanimidade, expulsar o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (RJ) do quadro de filiados do partido.
O motivo seria “infração disciplinar”, após o parlamentar fazer duras críticas a ACM Neto após a sigla se aproximar do presidente Jair Bolsonaro e apoiar Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara.
Após a decisão, Maia, que já havia entrado com pedido de desfiliação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) usou as redes sociais para ofender ACM Neto, comparando-o com Tomás Torquemada, um inquisidor espanhol do século XV.
“O DEM decidiu me expulsar de seus quadros. O presidente Torquemada Neto, usando o seu poder para tentar calar as merecidas críticas à sua gestão, tomou essa decisão. É lamentável o caminho imposto pelo Torquemada para o partido”, escreveu Maia no Twitter.
Ele não poupou críticas à sigla. “O partido diminuiu. Virou moeda de troca junto ao governo Bolsonaro. Agora é virar a página e juntar forças para um projeto de desenvolvimento do Brasil e em prol dos brasileiros”.
Nota Oficial
Em reunião realizada nesta segunda-feira (14), a Executiva Nacional do Democratas decidiu expulsar o deputado Rodrigo Maia (RJ) de seu quadro de filiados.
Após garantir o amplo direito de defesa ao parlamentar, os membros da Executiva apreciaram o voto da relatora, deputada Prof. Dorinha.
A comissão nacional, à unanimidade de votos, deliberou pelo cometimento de infração disciplinar, e consequente expulsão do deputado.
Executiva Nacional do Democratas