Por Luiz Affonso – O brasileiro está ouvindo mais música gospel online. Segundo dados divulgados pelo Spotify, o gênero musical representa 20% da indústria fonográfica brasileira e, só em 2022, cresceu 44% em relação ao número de ouvintes do ano anterior.
Outro estudo, divulgado pelo Deezer, aponta uma preferência dos ouvintes brasileiros por louvores. Segundo a plataforma de streaming, as playlists de músicas gospel são mais longas e duram, em média, 54 minutos, enquanto as sertanejas têm duração aproximada de 35 minutos.
Na televisão, essa presença tem sido cada vez mais marcante. Na Rede Globo, por exemplo, a novela “Vai na Fé” é protagonizada por uma personagem cristã, que frequentemente entoa música gospel entre um capítulo e outro. Fora da dramaturgia, os louvores também aparecem em programas como “The Voice Kids” (Globo), “Shadow Brasil Jovens Talentos” (SBT) e “Canta Comigo” (Record TV).
A música gospel tem ganhado evidência nos últimos anos e as explicações para esse destaque são diversas. Nas igrejas, os louvores são parte importante do culto e, por esse motivo, muitos fiéis participam de bandas e ministérios de louvor, cultivando o desejo de seguir carreira musical no gênero.
Muitos templos religiosos, inclusive, investem em infraestrutura com forro acústico para igreja, instrumentos de qualidade e algumas até mesmo espaço para gravações próprias, garantindo ainda mais proximidade dos fiéis com a música gospel.
Grande parte dos artistas em evidência atualmente começou cantando na igreja e hoje domina os holofotes da indústria. O destaque vai para os jovens cantores e músicos, que fazem colaborações com artistas consagrados na música, mas também apresentam trabalhos que mesclam estilos, tornando o gospel ainda mais atrativo para seu público.
Gabriela Rocha
Foto: Divulgação
Gabriela Rocha é um dos nomes da música gospel da nova geração e, só no Spotify, ela conta com mais de 4 milhões de ouvintes mensais. Atualmente com 29 anos, a artista está nesse universo musical desde pequena. Aos 11 anos, fez sua primeira aparição para o grande público no programa “Jovens Talentos” comandado por Raul Gil, no SBT.
Alguns anos depois, a cantora chegou a fazer participações com grandes artistas do cenário gospel, como Thalles, Leonardo Gonçalves e Fernandinho. É Gabriela quem entoa as canções “Me atraiu” e “Lugar secreto”, bastante conhecidas dos cristãos.
Isadora Pompeo
Foto: Divulgação
Dona de uma voz imponente, Isadora Pompeo é uma das artistas mais conhecidas da música gospel contemporânea. Aos 24 anos, a gaúcha chama a atenção de fiéis de todo o Brasil e no Spotify tem mais de 2,7 milhões de ouvintes mensais.
Ela ficou conhecida na indústria fonográfica ao compartilhar covers de louvores no YouTube, chegando a receber propostas de diferentes gravadoras. Atualmente, ela conta com diferentes vídeos na plataforma com mais de 1 milhão de visualizações. A canção “Sua paz”, por exemplo, já atingiu a marca de 8,9 milhões de views na plataforma de vídeo.
Casa Worship
Foto: Divulgação
Alguns dos novos nomes do cenário musical gospel se originaram nas igrejas a partir de ministérios de adoração, como a Casa Worship. O projeto nasceu em 2018 na Igreja Casa e trazia um estilo diferente, com louvores em ritmo folk, soul e pop, característica que logo conquistou os cristãos mais novos.
No Spotify, o grupo conta com 2,4 milhões de ouvintes mensais. Um dos grandes sucessos da Casa Worship é “A casa é sua” e já atingiu a marca de 427 milhões de visualizações no YouTube. A canção é, inclusive, usada por muitas igrejas nos cultos e também já foi interpretada por outros artistas do universo gospel.
Preto no Branco
Foto: Divulgação
A banda Preto no Branco também é conhecida na indústria fonográfica por dar uma nova roupagem ao gênero gospel. As canções do grupo apresentam influências de black music, soul music e ainda referências do cenário cristão internacional. No Spotify, o resultado da mistura de estilos é expresso nos mais de 2,3 milhões de ouvintes mensais.
O grupo Preto no Branco é original de Belo Horizonte e existe desde 2015. A banda faz constantemente parcerias com outros cantores cristãos e encanta os fiéis. A colaboração de maior sucesso veio com Gabriela Rocha na canção “Ninguém explica Deus”, considerada uma das músicas religiosas mais executadas do ano de 2016. Atualmente, a faixa conta com 740 milhões de visualizações no YouTube.
Gabriela Gomes
Foto: Divulgação
A cantora de 26 anos Gabriela Gomes também está entre os nomes de destaque da música gospel atual. Nascida no Rio de Janeiro, ela começou a cantar aos sete anos e, desde então, vem utilizando a voz para demostrar sua devoção. Seu primeiro sucesso foi “Deus proverá”, canção que ficou bastante conhecida em rádios religiosas e alcançou a marca de 453 milhões de visualizações no YouTube.
Em 2021, a cantora recebeu no programa “É de Casa” da Globo, um certificado de diamante duplo pela venda de mais de 600 mil discos da mesma música. Atualmente, seu Spotify também é um dos maiores no novo cenário gospel, com 1,5 milhão de ouvintes mensais.
Da Agência Experta Media.