Com o intuito de amenizar os danos causados pela Covid – 19, lockdown e os decretos municipais, o vereador Mauro Lacerda (PSB) solicitou a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) no dia 22 de março a criação do Auxílio Emergencial para os comerciantes na capital.
A proposta do vereador tem gerado uma repercussão muito positiva no comércio em geral e nas redes sociais, pois foi o primeiro parlamentar no estado do Tocantins a criar uma solução viável para manter as condições de sobrevivência básica enquanto o comércio estiver fechado.
No documento, o vereador solicita a criação de um Auxílio Emergencial Municipal para os comerciantes, ambulantes, feirantes, microempreendedores individuais (MEI), pequenos produtores rurais e autônomos não contemplados pelo auxílio emergencial federal e que encontram-se em situação de extrema vulnerabilidade em decorrência das ações municipais em combate à pandemia da COVID-19.
O vereador apresentou a solicitação a gestão devido as grandes dificuldades que os comerciantes formais e informais vêm enfrentando, tendo em vista que várias famílias que moram na capital do Tocantins estão sem o mínimo necessário para a sobrevivência.
No ofício entregue diretamente no gabinete da prefeita, Lacerda relata que as medidas para combater a Covid-19 são de extrema importância, mas o Poder Público também precisa fornecer o mínimo necessário para que uma pessoa possa sobreviver. “Infelizmente estamos vivendo um triste dilema: morrer de Covid-19 ou morrer de fome. E o Poder Público tem a obrigação legal de cuidar das duas situações”, afirmou Lacerda.