O deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas) participou de visita técnica da Secretaria da Atenção Primária à Saúde (APS) do Ministério da Saúde (MS) em Araguaína, realizada nesta quarta-feira (28). Nos próximos dias, em parceria com a prefeitura do município, a equipe visa contribuir na capacitação profissional e elaboração de um plano de reorganização, otimização e ampliação do atendimento à comunidade.
O parlamentar considera a visita oportuna para proporcionar o diálogo e fortalecer a APS em Araguaína. “Sabemos do importante papel da APS para a população, sobretudo na orientação e coordenação do cuidado à saúde. A expectativa é que, dessa forma, possamos unir esforços para aprimorar a saúde do município e contribuir com a promoção do bem estar dos cidadãos e cidadãs araguainenses”, declarou.
Atenção Primária à Saúde
A APS é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.
Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, respondendo por programas como a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades de Saúde da Família (USF).
Presenças
A reunião foi realizada no Gabinete do Prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, que esteve presente junto com o prefeito de Colinas, Dr. Casarin, o deputado federal Alexandre Guimarães, o representante da SAPS/MS, Paulo Roberto Guimarães, o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde do Tocantins, Relmivam Milhomem, o vereador Ricardo Parente, secretários municipais e servidores.