Após perseguir e exonerar uma servidora pública comissionada que recorreu ao Poder Judiciário do Tocantins, para não ser obrigada a ser vacinada, a gestão da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, aliada de João Dória no Tocantins, decidiu excluir do calendário escolar de Palmas, a comemoração dos Dia da Mães.
Segundo o vereador Filipe Martins, Secretaria Municipal de Educação divulgou o calendário escolar da rede municipal 2022, sem a respectiva data comemorativa, ou seja, o Dia das mães vai passar em branco nas escolas de Palmas em 2022.
O vereador Filipe Martins (PSDB) afirma “que repudia a postura da Secretaria de Educação, já que “demonstra uma tentativa de desconstruir a família tradicional, apagar da memória esse cenário cultural, além de ferir os princípios cristãos, por ser um mandamento: honrar pai e mãe”.
O parlamentar disse que usará a tribuna da Câmara na terça-feira, 22, para falar sobre o assunto. Além disso, Martins deve protocolar dois Projetos de Leis tratando sobre o dia das mães e também dos pais.
“Fica o meu questionamento. E deixo claro que não sou contrário à ideia de inserir, também, no calendário, o Dia da Família ou Dia do Cuidador, desde que não não anule o Dia das Mães e dos Pais. Eu não sou filho de chocadeira”, justifica.
Psicóloga Marisa Lobo comenta
Em entrevista ao JM Notícia, a psicóloga Marisa Lobo comentou que há algo muito maior por trás das tentativas de proteger crianças que não têm mãe, que é a explicação mais comum para justificar essas mudanças nas programações escolares.
“Não é porque crianças não tem mãe, não é sobre isso, é sobre a desconstrução familiar, essas ações são agendas globais, para desconstruir o papel masculino e feminino, para desconstruir o modelo tradicional de família”, declara Marisa Lobo.
A profissional explica também que os professores podem trabalhar a perda e frustração das crianças que não vivem com seus pais, um processo que é importante para a vida adulta. “Dia das mães, dos pais, é uma oportunidade de trabalhar a figura materna e paterna, tornando as crianças resilientes. Vivemos em uma sociedade que não educa, apenas elimina da vida qualquer frustração mesmo que isso aleije os sentimentos da criança. Frustrações bem trabalhadas, servem como fortalecimento de vida”, ensina.
Matéria atualizada às 14h06
Nota
Assunto: Calendário Escolar
Data: 19/02/2022
A Secretaria Municipal da Educação (Semed) esclarece que com o advento da homologação da Lei n° 2.647, de 7 de dezembro de 2021, que institui o Dia Municipal da Família na Escola, a ser comemorado anualmente no dia 24 de abril, a celebração neste ano de 2022 foi postergado para o dia 7 de maio, a fim de que seja celebrada, conjuntamente com o Dia das Mães, oficialmente comemorado no segundo domingo de maio, dia em que não há atividade escolar.
Com isso as unidades educacionais foram orientadas a realizar o vento no dia 7 de maio, por ser dia letivo, data em que também ocorrerá a comemoração do Dia das Mães.
Informa também que o Calendário Escolar é construído com a participação de todas as unidades educacionais e homologado pelo Conselho Municipal de Educação.
A Semed lamenta o uso político de uma data que é celebrada por todas as famílias