Não podemos hoje ter alguém na presidência que não represente a Ordem dos Advogados. Essa pessoa precisa ser íntegra, agir com lisura, sem corrupção, para poder ter credibilidade para cobrar o que a advocacia precisa com honra e dignidade.” A opinião da advogada Rita Rocha, candidata à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO) pela chapa OAB de Respeito, é uma resposta a mais uma notícia que circula nesta sexta-feira, 29, sobre o atual presidente da OAB-TO, Gedeon Pitaluga.
Uma denúncia da Procuradoria da República resgata, mais uma vez, o pagamento de propina do acusado (Gedeon Pitaluga) ao juiz Ronaldo Eurípedes e o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha. A denúncia é da subprocuradora da República, Lindôra Araújo, do Supremo Tribunal de Justiça, que pede a condenação de Gedeon Pitaluga, baseada em investigações da Polícia Federal sobre venda de decisões judiciais, com pagamento de R$ 150 mil, e outras acusações.
A advogada Rita Rocha, assim como os demais integrantes da chapa OAB de Respeito, se dizem indignado com os tantos casos de denúncias de corrupção na gestão da OAB-TO atualmente, acusações essas que, desde o ano de 2016, são compartilhada em redes sociais e mídia, expondo a Ordem dos Advogados, inclusive, em imprensa nacional. “A imagem da Ordem dos Advogados já está manchada há muito tempo com notícias que relacionam corrupção. Uma instituição que trata de Direito, de honra, de dignidade do cidadão não pode ter a imagem descredibilizada como faz a atual gestão e, pior ainda, ainda quer se reeleger, correndo o risco de termos mais dois anos de uma imagem tão negativa na Ordem”, complementa o vice-presidente da Chapa, Murilo Sudré.
Inclusive, Rita Rocha afirma que decidiu se candidatar à presidência da Chapa, justamente, pela indignação com a postura da atual gestão, quanto às denúncias de corrupção e má gestão da Ordem. “Enquanto advogada há quase 20 anos no Tocantins, foram muitas as vezes que me prejudiquei com a falta de transparência da gestão, falta de alinhamento, isso sem falar na parte operacional. Então, decidi colocar meu nome à disposição para que eu possa fazer diferente nesses dois anos e voltar ao meu escritório de consciência limpa para exercer, dignamente o meu trabalho”, defende Rita.
A Chapa OAB de Respeito tem como bandeiras na disputa eleitoral ao cargo de presidência da OAB-TO o apartidarismo, a moralidade, a honra, a oxigenação e o respeito. “Tudo começa pelo respeito. A nossa OAB merece uma gestão Ficha Limpa, que atua com lisura e não que já dispute uma eleição com o currículo tão manchado com tantas acusações, pois perde a credibilidade não só do candidato, mas principalmente da Ordem dos Advogados que deve, por direito, ser limpa e merece respeito”, conclui Rita Rocha.
Manifestação
Neste contexto, uma Manifestação de Repúdio foi conclamada por advogados, advogadas para toda a comunidade em geral contra a série de problemáticas envolvendo a gestão atual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, principalmente quanto aos casos e acusações que envolvem corrupção. A manifestação está agendada para esta sexta-feira, 29, às 17 horas, na porta da Ordem dos Advogados do Brasil, em Palmas.