As solicitações iniciais são para as regiões dos setores Maracanã, Martins Jorge, Nova Araguaína, Araguaína Sul, Jardim Paulista, Barros e Monte Sinai
A descentralização e ampliação das feiras livres em Araguaína foi pauta de sete requerimentos apresentados pelo vereador Robert Delmondes (PSC) nos últimos dias na Câmara Municipal. Todos aprovados por unanimidade, os documentos requerem ao prefeito Wagner Rodrigues que institua as vendas dos produtos dos pequenos produtores da agricultura familiar à noite nos bairros Maracanã, Martins Jorge, Nova Araguaína, Araguaína Sul, Jardim Paulista, Barros e Monte Sinai.
“As feiras livres proporcionam mais uma oportunidade de empreendedorismo em Araguaína, melhorando o comércio, aumentando a renda das famílias e fomentando a economia de toda a região. As vendas no período noturno também ampliam o acesso das pessoas que trabalham durante o dia”, enfatizou Delmondes.
O vereador acrescentou que a descentralização está prevista para todas as regiões da cidade. “Começamos solicitando para esses sete bairros importantes da cidade, em que as famílias possuem hortas ou trazem seus produtos de chácaras próximas para comercializar e será estendida para todos os setores”.
Alimentos orgânicos
Delmondes lembrou da qualidade dos produtores ofertados nas feiras da cidade. “É importante que todos tenham acesso a produtos orgânicos perto de suas casas e produzidos por pequenos produtores da nossa região, alimentos frescos e de qualidade”.
Feiras livres
De acordo com dados do Município, Araguaína conta com três feiras fixas: a do Mercado Municipal, aos sábados; a do Entroncamento e a do Bairro JK, aos domingos. A maioria dos feirantes fica mais na feira do Mercado Municipal, no centro da cidade.
Nas feiras araguainenses são vendidos legumes, verduras, frutas, cereais, farinhas e os mais variados produtos de panelas de ferro a roupas, redes e plantas ornamentais.