Brasileiros deportados dos EUA retornam ao país em voo com 111 passageiros

Um novo voo com 111 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou no Aeroporto de Fortaleza na tarde de sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025. O repatriamento ocorre em meio ao aumento de deportações sob o novo governo de Donald Trump.

Detalhes do voo

O avião partiu de Alexandria, no estado da Louisiana, fez uma escala técnica em Porto Rico e seguiu para o Brasil. A bordo estavam homens, mulheres, adolescentes e crianças, incluindo um grupo de mineiros.

Contexto das deportações

Este é o segundo voo de deportados desde o início da nova gestão de Trump nos EUA. As autoridades americanas têm intensificado as ações de repatriamento de brasileiros em situação irregular no país.

Recepção no Brasil

Ao desembarcar em Fortaleza, os deportados foram recebidos por equipes de assistência social e autoridades locais. O governo brasileiro tem buscado oferecer apoio para a reintegração desses cidadãos.

Impacto nas famílias

A deportação de famílias inteiras tem gerado preocupação entre organizações de direitos humanos. Muitos dos repatriados enfrentam desafios para reconstruir suas vidas após o retorno ao Brasil.