A Mattel começou a vender neste final de semana a primeira Barbie transgênero, uma boneca inspirada na atriz e ativista LGBTQ+ Laverne Cox que completou 50 anos no dia 29.
Cox é conhecida por ser a primeira mulher negra transgênero a ter um papel de liderança em um programa de TV com roteiro.
O lançamento faz parte da coleção Tribute Collection, que homenageia pessoas reais. Além de Cox, nomes como atriz Lucille Ball, pioneira entre as mulheres no entretenimento, e a Rainha Elizabeth II, já foram homenageadas.
“Espero que as pessoas possam olhar para esta Barbie e sonhar grande como eu sonhei em minha carreira. O espaço de sonhar e manifestar é uma fonte tão poderosa que leva você a alcançar mais do que você pensava ser possível”, diz a atriz.
A Mattel disse que a primeira Barbie trans “faz parte de seu compromisso de continuar aumentando a diversidade”. E além de lançar a boneca, a empresa anunciou uma doação para a TransFamilySOS , uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de criar uma comunidade mais afirmadora e aceitadora de gênero.