Um ataque na cidade de Tira, em Israel, deixou 11 pessoas feridas na madrugada de sábado (9), enquanto ataques aéreos israelenses continuavam na Faixa de Gaza e no Líbano. O confronto ocorre após o líder supremo do Irã prometer uma resposta ao ataque israelense da semana anterior.
O incidente em Tira foi um dos vários lançamentos de mísseis vindos do Líbano. Muitos foram interceptados pelo sistema de defesa aérea de Israel, enquanto sirenes de alerta soaram em diferentes regiões do país ao longo do dia. Alguns projéteis caíram em áreas desabitadas.
O serviço de emergência Magen David Adom relatou que as vítimas foram atingidas por estilhaços e fragmentos de vidro durante o ataque direto a um edifício de três andares em Tira, uma cidade de maioria árabe em Israel. Fotos do local mostram danos no telhado, no último andar e em veículos estacionados ao redor.
O grupo libanês Hezbollah assumiu a autoria dos ataques com mísseis e drones contra instalações militares no norte e no centro de Israel. Entre os alvos estaria a base militar da Unidade 8200, próxima a Tel Aviv, além de outras instalações no norte de Israel. O Hezbollah declarou que os ataques foram uma retaliação a ações recentes de Israel.
O exército israelense não confirmou se os ataques atingiram seus alvos, limitando-se a não comentar as declarações do Hezbollah.
Tamar Abdel Hai, morador de Tira, descreveu o ataque como aterrorizante e apelou para que líderes árabes e israelenses busquem o fim dos conflitos. “Já é o suficiente”, disse ele.
Em meio aos conflitos, veículos de imprensa israelenses divulgaram imagens dos danos causados por um drone que atingiu uma fábrica ao norte de Nahariya. O exército informou que vários drones vindos do Líbano foram identificados, sendo um interceptado, mas outros caíram em áreas da região.
Além disso, ataques aéreos israelenses atingiram um bairro no sul de Beirute na tarde de sábado, resultando na morte de uma pessoa e ferindo outras 15, segundo o Ministério da Saúde libanês. Bombardeios também foram relatados durante a noite.
Em outro episódio, um capitão de barco libanês foi capturado por homens armados na costa de Batroun, ao norte de Beirute. O exército israelense confirmou a captura e descreveu o homem como um importante agente do Hezbollah no Líbano, mas não divulgou sua identidade.