Apesar da importância de Dadan (Dedan ou Dedã-em português) e Lihyan, que controlavam as rotas comerciais vitais da região da Arábia Saudita, muito pouco ainda se sabe sobre sua organização econômica e outras características dessas sociedades.
Os cientistas estudam cinco locais associados a esses dois antigos reinos que floresceram na área no primeiro milênio AC.
Seu nome e significado são coletados na Bíblia no caso de Dedã aparece em Gênesis 10: 7 e 1 Crônicas 1: 9. Também como o nome do neto de Abraão em Gênesis 25: 3. E os Dedanim, mercadores de Dedã, são mencionados em Isaías 21:13 e Ezequiel 27:20; e nas profecias sobre este povo em Jeremias 25:23; 49: 8; e Ezequiel 25:23; 27:20. Embora existam muitos outros textos do Antigo Testamento em que são mencionados.
Com as escavações atuais, que não se concentram apenas no já escavado santuário principal de Dedã, os arqueólogos esperam obter “uma visão geral completa da cronologia do local, seu design, cultura material e economia”, disse Jerome Rohmer à Reuters na terça-feira. o Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica.
Ambos os reinos tiveram como capital a cidade de Dedã, que é mencionada na Bíblia e deu o nome ao primeiro deles. A segunda – que é considerada por alguns cientistas a próxima etapa do desenvolvimento do reino de Dedã- se estendia de Medina, no sul, a Aqaba, na Jordânia, no norte, e teria sido um dos maiores estados do país.
Outro aspecto importante da expedição é o seu potencial turístico , destaca a agência. Junto com a abertura dos túmulos nabateus proeminentes de Madain Saleh em 2019, o projeto mostra que Riade está empenhada em diversificar sua economia com a ajuda do turismo.